Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de abril de 2022
O balanço foi apresentado pelo secretário Edson Brum à Rede Pampa
Foto: DivulgaçãoO secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum, apresentou à Rede Pampa de Comunicação um balanço das ações da pasta em 2021. Ele destacou que, atualmente, o Estado possui um ambiente de negócios menos burocrático, mais moderno e competitivo em relação ao restante do País e mais favorável para a atração de investimentos.
Segundo os dados divulgados pelo secretário, o RS encerrou o ano passado com um saldo positivo de 147.914 novas empresas (241.986 aberturas contra 94.072 fechamentos) – incluindo MEIs (microempreendedores individuais) –, o que representa um aumento em relação a 2020 (saldo positivo de 130.355).
Conforme o balanço apresentado, o Estado criou 140.281 postos de trabalho com carteira assinada em 2021. No período, o Índice de Desempenho Industrial Gaúcho teve a maior taxa de crescimento em 30 anos: 12,8%.
Brum destacou também os programas de fomento oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, como o Fundopem/RS (Fundo Operação Empresa) e o Proedi/RS (Programa de Implantação de Distritos Industriais).
Mais de R$ 6 bilhões em investimentos foram confirmados pela secretaria em 2021, somando a venda de áreas nos distritos industriais, os projetos do Fundopem para novas instalações ou ampliação de empresas e as assinaturas de protocolos de intenções. A partir desses projetos de investimentos, estão previstos 13.150 novos empregos.
Participaram do encontro com Brum e o secretário-adjunto de Desenvolvimento, Joel Maraschin, o presidente da Rede Pampa, Alexandre Gadret, o vice-presidente da empresa, Paulo Sérgio Pinto, e os comunicadores Gustavo Victorino, Magda Beatriz e Vera Armando.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul