Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul se aproxima de 34.600 perdas humanas para a pandemia de coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Estatística desta quarta-feira tem 40 novas vítimas no Estado, com idades entre 35 e 88 anos. (Foto: EBC)

O boletim divulgado neste domingo (19) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) acrescentou 386 testes positivos e mais nove óbitos pela doença, ampliando assim para 1.428.678 o número de contágios conhecidos no Rio Grande do Sul. Até agora, o contingente de gaúchos mortos pela covid é de 34.597.

Como os números mais recentes estão bem abaixo da média, tudo indica que a estatística está defasada pela já tradicional subnotificação dos fins de semana – problema agravado pela iminência do feriado desta segunda (20). Assim, é provável que somente na terça ou quarta (22) os dados reflitam melhor a realidade da pandemia no Estado.

Dentre os infectados até agora, ao menos 1.388.845 (97%) já se recuperaram, em todos os 497 municípios gaúchos. Outros 5.143 (1%) são considerados casos ativos (em andamento), o que abrange desde os assintomáticos em quarentena domiciliar até casos graves atendidos em hospitais. 

A taxa média de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) por adultos estava em 57% no início da noite, conforme o painel de monitoramento covid.saude.rs.gov.br. Esse índice resulta da proporção de 1.881 pacientes para um total de 3.301 leitos da modalidade em 301 hospitais. Já o total de hospitalizações pela doença desde março do ano passado é de 108.978 (8%).

Perdas humanas

Os dois únicos casos fatais de coronavírus mencionados pelo relatório epidemiológico deste domingo ocorreram em Pelotas, na Região Sul do Estado. E ambos são idosos: uma mulher de 65 anos e um homem de 75 anos.

A cidade ocupa o quarto lugar no ranking estadual de perdas humanas para a pandemia, com 1.111 vítimas, atrás de Porto Alegre (no topo), Canoas e Caxias do Sul. Já em quantidade de casos confirmados (44.762), está em terceiro, em uma lista também encabeçada pela capital gaúcha e que tem Caxias na vice-liderança.

A título de curiosidade, vale mencionar que apenas um dos 497 municípios gaúchos não registra até agora qualquer óbito por covid. Trata-se de Novo Tiradentes, localizada na Região Norte do Estado e que acumula 120 testes positivos desde o começo da pandemia

Andamento da vacinação

Já no que se refere à aplicação de vacinas contra o coronavírus, mais de 7,93 milhões de habitantes do Estado receberam a primeira dose, o que representa 91,9% dos gaúchos com idade a partir de 18 anos (8,95 milhões) e 72,4% da população abrangida pelos 497 municípios (11,37 milhões).

O esquema completo de imunização, por sua vez, contempla até agora mais de 4,72 milhões de indivíduos – seja quem recebeu duas doses para fármacos com esse sistema ou os contemplados pela vacina da Janssen (apenas uma injeção). Isso representa 56,2% dos adultos residentes no Estado e 44,2% do total.

No caso específico da Janssen, as aplicações já chegaram aos braços de 300.852 gaúchos desde o dia 26 de junho. A informação consta na base de dados da Secretaria Estadual da Saúde, atualizada diariamente por meio das redes sociais e de link específico no site estado.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul registra 386 novos casos de Covid-19 e mais 2 mortes provocadas pela doença
Começam momentos decisivos no PSDB para que o governador gaúcho Eduardo Leite seja candidato à Presidência da República
https://www.osul.com.br/rio-grande-do-sul-se-aproxima-de-34-500-mortes-por-coronavirus/ Rio Grande do Sul se aproxima de 34.600 perdas humanas para a pandemia de coronavírus 2021-09-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar