Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul O Rio Grande do Sul já tem pelo menos 85 pessoas infectadas pelo coronavírus. Doença ainda não tem casos fatais no Estado

Compartilhe esta notícia:

Dos 15 novos pacientes com teste positivo para a doença, seis são de Porto Alegre, dentre homens e mulheres com idades entre 26 e 74 anos

Foto: Divulgação
Pacientes curados permanecem na lista de casos confirmados da doença. (Foto: EBC)

Os casos confirmados de infecção por coronavírus no Rio Grande do Sul subiram de 71 para 85 neste domingo, conforme boletim epidemiológico divulgado à noite pelo governo gaúcho. Dos 14 novos pacientes com teste positivo para a doença pelo Lacen (Laboratório Central), cinco são de Porto Alegre, três de Bagé e dois de Lajeado. Já Canoas, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Torres registram um diagnóstico cada.

Essa estatística, no entanto, difere da apresentada pela SMS (Secretaria Municipal da Saúde) de Porto Alegre, que apontou a ocorrência de 18 novas confirmações da doença na cidade neste domingo. Por essa base de dados, o número de exames com resultado positivo em território gaúcho sobe para 98. Alguns apresentam histórico de viagem recente a países como Panamá, França e México.

Os novos testes com “ok” para o Covid-19 na capital gaúcha estão igualmente divididos entre os sexos, com nove indivíduos de cada gênero. O grupo abrange um idoso de 78 anos, dois de 69, um de 68 e outro de 65, além de homens com idades de 47, 46, 37 e 30 anos. Já entre as mulheres estão quatro idosas (82, 74, 66 e 60 anos), seguidas por outras com 57, 56, 50, 32 e 21 anos.

De acordo com a SMS, a discrepância de números em relação à Secretaria Estadual da Saúde ocorre por que a capital gaúcha possui laboratórios privados e federais credenciados pelo Ministério da Saúde, ao passo que a SES divulga dados analisados pelo Laboratório Central. “Os dados destes locais demoram a ser registrados no sistema estadual”, argumentou o órgão municipal em postagem no Twitter.

Circulação

Para tentar conter essa estatística, uma das medidas adotadas pelas autoridades é restringir (ou pelo menos conscientizar) a população para o risco de contágio por meio da circulação de pessoas em ambientes sociais. Sem vacina ou remédio para controlar a infecção, a OMS (Organização Mundial da Saúde) defende a intensificação de hábitos de higiene e o isolamento social para desacelerar o avanço dos casos, evitando a perda de vidas e o colapso dos sistemas de saúde.

Idosos e pessoas com doenças crônicas integram os grupos mais vulneráveis ao coronavírus. Porto Alegre é a capital brasileira com o maior percentual de pessoas com esse perfil: 15,04% da população, ou 211 mil pessoas, têm idade igual ou superior a 60 anos, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A cidade também reúne, conforme o Ministério da Saúde, o maior índice de fumantes do país (14,4%), e ocupa, entre as capitais, a quarta posição no que se refere ao excesso de peso na população adulta (59,4%). Não por acaso, 25,6% da população é hipertensa e 8% tem diagnóstico de diabetes.

Especialistas alertam que tanto o tabagismo quanto o excesso de peso são fatores de risco associados ao diabetes, à hipertensão e às doenças cardiovasculares e respiratórias. Somadas às neoplasias (tumores), estas doenças foram responsáveis por 39,9% dos óbitos ocorridos na capital gaúcha em 2019, ou 7.133 mortes, segundo a Coordenação das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis da SMS (Secretaria Municipal da Saúde).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Presidente da Câmara dos Deputados diz que adiar as eleições por causa do coronavírus é “uma discussão completamente equivocada”
A circulação de ônibus do transporte coletivo de Porto Alegre fica ainda mais restrita a partir desta segunda. Algumas linhas passam a operar com 50% da capacidade
https://www.osul.com.br/rio-grande-do-sul-tem-61-casos-confirmados-de-coronavirus/ O Rio Grande do Sul já tem pelo menos 85 pessoas infectadas pelo coronavírus. Doença ainda não tem casos fatais no Estado 2020-03-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar