Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 1 de março de 2025
Os 34 pontos do Litoral Norte estão aptos a receber os banhistas.
Foto: Ascom FepamO Rio Grande do Sul registra 87 pontos próprios para banho e seis aparecem na lista de impróprios para receber banhistas. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou o 11º boletim do projeto Balneabilidade 2024-2025. O número de locais aptos a receber banhistas é o maior da temporada. Conforme o boletim atual, os 34 pontos do Litoral Norte estão aptos a receber os banhistas. Esta é a 15ª e última semana de monitoramento do projeto nesta temporada.
Pontos impróprios
Município – Balneário/Praia
1 – Barra do Ribeiro – Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
2 – Cerrito – Balneário Cerrito – Rio Piratini
3 – Pedro Osório – Balneário Pedro Osório – Rio Piratini
4 – São Francisco de Assis – Balneário Poço das Pedras – Arroio Inhacundá
5 – Tapes – Balneário Rebelo
6 – Tapes – Praia do Pinvest
A Fepam mantém o alerta e as recomendações aos banhistas, que devem continuar observando as características das águas pelo resto do ano. A orientação é que a população evite tomar banho em locais que apresentem proliferação das algas cianobactérias.
Cianobactérias (algas azuis) são micro-organismos potencialmente produtores de toxinas. Em condições ideais (concentrações de nitrogênio e fósforo aumentadas, temperaturas elevadas e disponibilidade de luz), as cianobactérias reproduzem-se de maneira exagerada, causando as famosas florações.
Os avisos de local próprio ou impróprio estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água.
Recomendações
– Evitar tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos.
– Não tomar banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
– Manter atenção especial com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul