Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Boxeador Robson Conceição bate francês e faz história ao conquistar ouro olímpico

Compartilhe esta notícia:

Boxeador brasileiro Robson Conceição com a medalha de ouro da categoria leves (até 60 quilos) (foto: Getty Images/ Christian Petersen/ Rio 2016)

Robson Conceição fez história nesta terça-feira (16). Empurrado pelos torcedores presentes no pavilhão seis do Riocentro, o baiano confirmou seu favoritismo com uma vitória incontestável para se consagrar como o primeiro pugilista medalhista de ouro do Brasil em Olimpíadas.

O feito histórico veio após vencer a luta contra o francês Sofiane Oumiha por decisão unânime dos jurados (30-27, 29-28 e 29,29) na categoria dos pesos-leves (até 60 quilos).

O resultado faz Conceição superar a melhor campanha do Brasil na modalidade em edições de Jogos Olímpicos. A marca anterior pertencia a Esquiva Falcão, medalhista de prata em Londres-2012. Os outros medalhistas brasileiros são Servílio de Oliveira (Cidade do México-1968), Yamaguchi Falcão (Londres-2012) e Adriana Araújo (Londres-2012), todos com medalha de bronze.

Neste último um ano e meio, Conceição se dividiu entre treinos com a seleção brasileira em São Paulo e com seu técnico pessoal, Luiz Dórea, na Bahia. Isso porque o pugilista baiano queria ficar mais perto da família após o nascimento da filha Sophia.

Apesar dessa “divisão”, Robson participou de todos compromissos importantes da seleção, como finalizações para torneios, como o Mundial, e training camps em outros países. Quem o acompanhou nessas lutas da APB (Liga Profissional da Aiba) foi o técnico Mateus Alves, da Confederação Brasileira de Boxe.

CAMINHO ATÉ O OURO
Robson Conceição precisou fazer três lutar até chegar à final da competição. Na estreia da Rio-2016, teve pela frente Anvar Yunusov, do Tadjiquistão, e logo mostrou a que veio. Com toda sua qualidade, venceu por nocaute técnico, já que o tadjique não voltou ao segundo assalto.

Na sequência, nas quartas de final, precisou superar Hurshid Tojibaev, do Uzbequistão, para já garantir ao menos uma medalha olímpica. Com uma vitória por decisão unânime dos jurados (30-27/30-27/29-28), avançou à semifinal, que já lhe bastava para ficar com um bronze.

Mesmo com um terceiro lugar garantido, Conceição queria mais. Quinto colocado no ranking elaborado pela Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA, na sigla), Robson superou então o cubano Jorge Lazaro Alves, então líder do ranking e tricampeão mundial na divisão, para chegar à decisão. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Brasil perde nos pênaltis para Suécia e vai disputar o bronze no futebol feminino
Brasil e Honduras duelam nesta quarta no Maracanã por vaga na decisão do futebol masculino
https://www.osul.com.br/robson-conceicao-bate-frances-e-ganha-1-ouro-brasileiro-no-boxe-em-jogos-olimpicos/ Boxeador Robson Conceição bate francês e faz história ao conquistar ouro olímpico 2016-08-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar