Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Rodrigo Maia nega que já tenha escolhido seu sucessor na presidência da Câmara dos Deputados

Compartilhe esta notícia:

Maia: "Só tratarei da definição do candidato para a Presidência da Câmara a partir de dezembro".

Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Após votar no Rio, Maia também disse que não é hora de discutir sucessão no Congresso. (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negou neste domingo (13), que seu partido já tenha escolhido candidato para a eleição do comando da Casa, marcada para fevereiro do ano que vem. Maia disse ainda que não há qualquer vinculação entre sua sucessão e a escolha do pré-candidato apoiado por partido em São Paulo: Bruno Covas (PSDB).

As declarações de Maia foram uma reação à reportagem publicada neste sábado, 12, no Estadão sobre a aliança entre PSDB, DEM, MDB e outros sete partidos em torno da reeleição de Covas. Segundo fontes que participaram da negociação da aliança, o acordo envolve uma eventual candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB) à presidência da Câmara e o possível lançamento do governador João Doria (PSDB) à Presidência da República.

O objetivo do grupo é se contrapor a nomes apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro para o comando do Legislativo. “Um passo de cada vez. Após as eleições deste ano teremos uma indicação mais clara da força dessa união, que, no plano nacional, integra PSDB, MDB e DEM”, disse Doria ao Estadão.

Para Maia, porém, essa vinculação não existe. “Só tratarei da definição do candidato para a Presidência da Câmara a partir de dezembro, com a participação de todos os partidos que me apoiaram na última eleição. Repito: não há candidato escolhido e vamos construir um nome juntamente com todos que me apoiaram, não há veto a ninguém”, afirmou o presidente da Câmara, em nota.

“Esse tipo de interpretação apresentada neste momento só atrapalha o Brasil. Nosso foco é votar as reformas, isso sim, prioritárias para o País”, concluiu o deputado.

Maia tem dito publicamente que não será candidato à reeleição. Atualmente, a Constituição o proíbe de concorrer, já que são vetados dois mandatos consecutivos na mesma legislatura. Apesar disso, há uma articulação, encabeçada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para mudar a regra.

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa uma consulta sobre o assunto apresentada pelo PTB. No Legislativo, a senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) apresentou, há duas semanas, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir a reeleição. Ela foi punida pelo partido com afastamento por 60 dias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Justiça suspende liminar que proibia volta às aulas em escolas particulares do Rio de Janeiro
“Estou trabalhando para isso”, diz Hamilton Mourão sobre ser vice em 2022
https://www.osul.com.br/rodrigo-maia-nega-que-ja-tenha-escolhido-seu-sucessor-na-presidencia-da-camara/ Rodrigo Maia nega que já tenha escolhido seu sucessor na presidência da Câmara dos Deputados 2020-09-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar