Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Rompimento de adutora deixa vários bairros sem água em Porto Alegre. O abastecimento deve ser normalizado nesta sexta

Compartilhe esta notícia:

No retorno do abastecimento pode ocorrer turbidez e cor escura da água, segundo o Dmae. (Foto: Endrigo Valadão da Cunha/Divulgação/PMPA)

Uma adutora de grande porte localizada na avenida Antônio de Carvalho, 105, na Zona Leste de Porto Alegre, rompeu na madrugada desta quinta-feira (21), deixando diversos bairros de Porto Alegre sem água.

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) informou que as suas equipes iniciaram o conserto às 8h30min desta quinta para evitar ainda mais transtornos no trânsito na região. Vários bombeamentos foram desligados para permitir o conserto da canalização.

Foram afetadas as seguintes áreas: Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Partenon, São José, Vila São José Comunitária, Vila João Pessoa, Intercap, Independência, Campo da Tuca, Colina do Prado, Jardim Ipê, Bom Jesus, Itú-Sabará, Fátima Pinto, Parque Morumbi, Chácara Margarita, Vila Braspilia, Cefer 1 e 2, Vila Jardim, Praca Baltazar de Bem, Agronomia, Vila dos Sargentos, Ceitec, Jardim Bento Gonçalves, Vila Tijuca, Beco dos Marianos, Vila Grécia, Lomba do Pinheiro Vila Esmeralda, Vila Triângulo, Lomba do Sabão, Vila dos Herdeiros e Vila Hidráulica.

Na região da Lomba do Pinheiro, mais distante do sistema, há o envio de caminhões-pipa, conforme demanda do Centro de Relação Institucional Participativa da região.  A previsão inicial é de que o abastecimento de água seja normalizado na manhã desta sexta-feira (22), podendo retornar mais tarde nas áreas altas e nas pontas da rede distribuidora.

Aspecto da água 

Segundo o Dmae, no retorno do abastecimento pode ocorrer turbidez e cor escura da água devido ao arraste de micropartículas inertes, não prejudiciais à saúde, que eventualmente se desprendem das paredes internas da tubulação pela pressão da água.

Verão

O Dmae informou que no verão é comum que haja aumento do consumo de água, que somado aos consertos rotineiros nas canalizações e eventuais faltas de energia, pode impactar no abastecimento regular, causando intermitência nas regiões Leste e Extremo Sul de Porto Alegre. O principal motivo é a capacidade do Sistema de Abastecimento de Água Belém Novo que está no limite, conforme o departamento.

A prefeitura informou que segue em busca de financiamento para a construção da nova Estação de Tratamento de Água Ponta do Arado. Enquanto a estação não é construída, o Dmae tem realizado ações desde 2016 para reforçar as redes de distribuição.

O órgão pede à população que utilize a água de forma mais racional durante o período de verão. Outro fator importante é o registro das ocorrências no telefone 156, opção 2, para que o Dmae seja informado e solucione os problemas com mais agilidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A polícia investiga uma fraude no Fundo de Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Canoas
Inovações tecnológicas, aliadas às perspectivas de crescimento da economia brasileira, podem alavancar o setor da construção civil
https://www.osul.com.br/rompimento-de-adutora-deixa-varios-bairros-sem-agua-em-porto-alegre-o-abastecimento-deve-ser-normalizado-nesta-sexta/ Rompimento de adutora deixa vários bairros sem água em Porto Alegre. O abastecimento deve ser normalizado nesta sexta 2019-02-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar