Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Ronaldo Nogueira colabora no texto do decreto da lei trabalhista

Compartilhe esta notícia:

O deputado federal já comandou o Ministério do Trabalho. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O deputado federal Ronaldo Nogueira deixou o Ministério do Trabalho para cuidar da campanha à reeleição, mas continua aliado do governo Temer. Esta semana, ele aceitou colaborar no grupo de trabalho criado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para ajudar na redação do decreto de regulamentação de regras trabalhistas que ficaram pendentes. É importante destacar: a pendência deu-se por omissão do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e dos lideres de bancadas, que não quiseram votar o tema, temendo desgaste eleitoral.

PR prioriza eleger mais deputados

Presidente regional do PR gaúcho, o deputado Giovani Cherini revela à Coluna que, por orientação dos companheiros, tem sido pragmático no dialogo com os partidos interessados em uma aliança: “Estamos interessados em uma boa coligação para as eleições proporcionais”. O objtivo do PR é eleger representantes na Câmara dos Deputados e na Assembléia Legislativa, sem a pretensão de indicar candidatos ao governo ou ao Senado. Isso facilita o entendimento.

Nova rodada de conversas

Cherini agendou para esta quarta-feira uma conversa com o governador José Ivo Sartori em Brasília. Também está marcado um encontro com o pré-candidato do PP, deputado Luiz Carlos Heinze, e ainda esta semana, o pré-candidato do PSDB, Eduardo Leite, já agendou uma conversa com o dirigente do PR. “Ele tem uma boa proposta de coligação na proporcional”, adianta Cherini. Mas ele garante que “por enquanto, é só namoro. Acho que ainda demora o casamento”.

O slogan “Lula Livre” não pegou

A decisão do PT de lançar a candidatura do ex-presidente foi uma estratégia pra substituir o mote “Lula Livre” que definitivamente, não “pegou”. O maior problema de uma eventual candidatura de Lula seria a seguinte pergunta: como seria o discurso em defesa da probidade administrativa de um candidato preso por corrupção e lavagem de dinheiro?

A costura do MDB

Com um acordo avançado com PSD e o PSB, o MDB deverá conversar com o PRB e buscar o PR e o PTB para a aliança à candidatura de José Ivo Sartori à reeleição. Estes dois últimos estão encantados com a proposta do PSDB de Eduardo Leite.

O pente-fino nos candidatos

O processo de seleção dos candidatos à presidência da República será agilizado este ano. O Ministério Público prepara um pente-fino nos presidenciáveis para verificar quais deles podem ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa. Um dos casos mais emblemáticos, naturalmente é o do ex-presidente Lula, condenado em segunda instância. Porém, o MP, preventivamente, vai verificar a situação de todos.

Calendário para impugnações

Pela lei, qualquer candidato pode requerer o registro, mesmo do interior de uma cela. Até o dia 23 de agosto, Ministério Público, candidatos, coligações e partidos podem questionar o registro das candidaturas. Já os sete ministros do TSE têm até o dia 17 de setembro para julgá-los, conforme prevê o calendário eleitoral.

Mui amigos…

Foi tanto o barulho e a balburdia que os amigos do ex-presidente Lula criaram junto à cela privilegiada onde ele cumpre a pena de prisão em regime fechado na Superintendência da Policia Federal em Curitiba, que o Ministério Publico Federal resolveu agir. O pedido de transferência de Lula para uma cela do sistema prisional de Curitiba agora é uma questão de tempo.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Motim no pasto
STF x Câmara
https://www.osul.com.br/ronaldo-nogueira-colabora-no-texto-do-decreto-da-lei-trabalhista/ Ronaldo Nogueira colabora no texto do decreto da lei trabalhista 2018-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar