Sábado, 08 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Rosa Weber vota por anulação de decreto que beneficiou Daniel Silveira

Compartilhe esta notícia:

Ministra entendeu que o ato de Bolsonaro foi feito com desvio de finalidade. Para a presidente do Supremo, a medida revelou "faceta autoritária e descumpridora da Constituição"

Foto: Plínio Xavier/Câmara dos Deputados
O registro da arma foi identificado em um acervo da Polícia Militar do Rio de Janeiro, onde Silveira exerceu sua função como policial militar. (Foto: Plínio Xavier/Câmara dos Deputados)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, votou nesta quarta-feira (3) para anular o decreto de indulto concedido no ano passado pelo então presidente Jair Bolsonaro a Daniel Silveira, à época deputado federal pelo PTB do Rio de Janeiro .

Relatora dos processos que questionam o decreto, a ministra entendeu que o ato de Bolsonaro foi feito com desvio de finalidade. Para Weber, a medida revelou “faceta autoritária e descumpridora da Constituição”.

“O presidente da República editou decreto de indulto individual absolutamente desconectado do interesse público. A verdade é que o fim almejado com a edição do decreto de indulto foi beneficiar aliado político de primeira hora, legitimamente condenado pelo STF”, afirmou.

A presidente disse ainda que a Constituição não prevê poderes absolutos e que as decisões do STF não precisam ser confirmadas pelos demais poderes.

“Não há, sob a égide da Constituição, atos públicos insuscetíveis de controle. Todos os atos do Poder Público, independentemente de quem os edita ou pratica, estão sujeitos à fiscalização e avaliação quanto à legalidade e constitucionalidade”, completou.

Após o voto da relatora, a sessão foi suspensa e será retomada amanhã (4). Mais nove ministros devem votar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Banco Central mantém a taxa básica de juros, pela 6ª vez seguida, em 13,75% ao ano
Supremo determina depoimento de Anderson Torres sobre ações da Polícia Rodoviária Federal
https://www.osul.com.br/rosa-weber-vota-anulacao-decreto-daniel-silveira/ Rosa Weber vota por anulação de decreto que beneficiou Daniel Silveira 2023-05-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar