Quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de agosto de 2017
São Miguel das Missões sediou a primeira reunião do Conselho Executivo da Rota Internacional Jesuítica da América do Sul, integrada por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Participaram, além de lideranças políticas e empresariais da Região, os ministros do Turismo, Marx Beltrão, e do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, além do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), vice-líder do Governo na Câmara Federal, e do governador José Ivo Sartori.
Durante o encontro, Beltrão assinou carta de adesão do Brasil ao Programa Global de Crédito do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), para a Integração Regional dos Países da Bacia do Prata, com o objetivo de incrementar o turismo regional e abrir a Rota das Missões Jesuíticas aos turistas de todo o mundo. A iniciativa prevê investimentos de US$ 100 milhões para os cinco países.
A expectativa é de que, em dois anos, o fluxo de turistas na parte brasileira passe dos atuais 100 mil anuais para 300 mil. Segundo informou Marx Beltrão, além de investimentos em infraestrutura turística, a rota jesuítica será amplamente divulgada em campanha publicitária prevista para ter início em 24 de agosto.