Quarta-feira, 03 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul RS recebe 32 mil doses de vacina contra bronquiolite em bebês; imunizante é aplicado durante a gestação

Compartilhe esta notícia:

Fármaco deve chegar estar disponível nos postos a partir da próxima semana. (Foto: João Risi/MS)

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebeu do governo federal, nesta quarta-feira (3), uma remessa de 32 mil doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronquiolite. Com esquema de única aplicação a partir da 28ª semana de gravidez, o imunizante protege o bebê até seis meses após o nascimento.

De acordo com o governo gaúcho, nesta quinta (4) os fármacos serão encaminhados às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) da SES, encarregadas da distribuição a todos os 497 municípios gaúchos, com base em critérios de proporcionalidade. Já na próxima semana as vacinas devem estar disponíveis nos postos de cada rede local, de forma gratuita.

A estratégia adotada permite que as crianças já nasçam protegidas contra a bronquiolite causada pelo VSR. Isso evita a ocorrência de casos graves da doença nos primeiros anos de vida.

Os anticorpos (cujo pico de produção é atingido 15 dias após a aplicação) são absorvidos pela placenta, imunizando os recém-nascidos por até seis meses de vida. O procedimento não leva em conta a idade, peso ou histórico prévio de vacinação da mãe. A recomendação do Ministério da Saúde é de que a vacina seja aplicada a cada nova gestação.

Na rede privada, a dose pode custar até R$ 1,5 mil. Sua incorporação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi possível graças a um recente acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor do imunizante, que assegurou a transferência de tecnologia ao Brasil. Com isso, o País pode fabricá-lo, ampliando a autonomia e o acesso da população a essa forma de proteção contra o vírus.

Saiba mais

A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que se manifesta de forma grave, principalmente, em crianças de até 2 anos e também em idosos, causando dificuldade respiratória e podendo inclusive levar à morte. Trata-se de uma inflamação dos bronquíolos – finas ramificações que levam o oxigênio até os alvéolos dos pulmões.

Os sintomas geralmente aparecem gradualmente, até seis dias após o contágio. A lista inclui obstrução nasal, coriza clara, dificuldade para respirar, tosse, respiração rápida, chiado no peito e febre. Em situações mais graves, podem ocorrer cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades) e pausas respiratórias.

Não existe um medicamento que cure diretamente a infecção viral, ou seja, que mate o vírus ou que desinfle o pulmão de forma imediata. Geralmente, o tratamento dos sintomas tem o objetivo de dar suporte às funções vitais do paciente, para mantê-lo respirando bem, confortável e hidratado.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul recebe 32 mil doses de vacina para gestantes que imuniza bebês contra a bronquiolite
“Não maquie, denuncie”: Secretaria da Mulher do RS lança campanha de prevenção da violência de gênero
https://www.osul.com.br/rs-recebe-32-mil-doses-de-vacina-contra-bronquiolite-em-bebes-imunizante-e-aplicado-durante-a-gestacao/ RS recebe 32 mil doses de vacina contra bronquiolite em bebês; imunizante é aplicado durante a gestação 2025-12-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar