Domingo, 05 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de outubro de 2022
Ataque russo destruiu um bloco de apartamentos em Mykolaiv e houve alertas de que a guerra estava caminhando para uma “escalada incontrolável”
Foto: ReproduçãoSob pressão no sul da Ucrânia, a Rússia disparou, neste domingo (23), mísseis e drones contra Mykolaiv, controlada pela Ucrânia destruindo um bloco de apartamentos na cidade de construção naval perto do front e alertando que a guerra estava caminhando para uma “escalada incontrolável”.
Mykolaiv fica a cerca de 35 km a noroeste da linha de frente para Kherson, a região sul que é alvo de uma grande ofensiva das forças ucranianas para retomar o território que a Rússia capturou logo após a invasão de 24 de fevereiro. O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, que os nacionalistas russos culparam pelos reveses de Moscou na guerra, discutiu a “situação em rápida deterioração” em ligações com seus colegas franceses e turcos, disse a pasta.
Shoigu disse que a Ucrânia pode intensificar com uma “bomba suja”, explosivos convencionais misturados com material radioativo, sem fornecer evidências. A Ucrânia não possui armas nucleares, enquanto a Rússia disse que poderia proteger o território russo com seu arsenal nuclear.
Carros esmagados
Em um ataque russo convencional neste domingo, um míssil destruiu o último andar de um prédio de apartamentos em Mykolaiv, lançando estilhaços e detritos em uma praça e em prédios vizinhos. Carros foram esmagados sob os escombros, testemunhou a Reuters. Nenhuma morte foi relatada.
“Depois da primeira explosão, tentei sair, mas a porta estava travada. Depois de um minuto ou dois, houve uma segunda explosão. Nossa porta explodiu no corredor”, disse Oleksandr Mezinov, 50, que foi acordado pelas explosões.
A Ucrânia derrubou 14 drones “kamikazes” russos sobre Mykolaiv durante a noite, disse o governador regional Vitaliy Kim no Telegram. Os drones são projetados para explodir com o impacto e atingiram a infraestrutura de energia da Ucrânia este mês.
Kim disse que a Rússia também atacou com mísseis S-300, um dos quais atingiu o prédio de cinco andares.