Quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Rússia e China não estão criando aliança militar, diz Putin

Compartilhe esta notícia:

“Durante décadas, muitos desejaram virar a China contra a União Soviética e a Rússia, e vice-versa”, disse ele.

Foto: Reprodução
“Durante décadas, muitos desejaram virar a China contra a União Soviética e a Rússia, e vice-versa”, disse ele. (Foto: Reprodução)

Rússia e China não estão criando uma aliança militar e a cooperação entre suas forças armadas é “transparente”, disse o presidente Vladimir Putin em comentários transmitidos neste domingo (26), dias depois de receber o líder chinês Xi Jinping no Kremlin.

Putin e Xi professaram amizade e prometeram laços mais estreitos, inclusive na esfera militar, durante a cúpula de 20 e 21 de março, enquanto a Rússia luta para obter ganhos no campo de batalha no que chama de “operação militar especial” na Ucrânia.

“Não estamos criando nenhuma aliança militar com a China”, disse Putin na televisão estatal. “Sim, temos cooperação na esfera da interação técnico-militar. Não estamos escondendo isso.

“Tudo é transparente, não há nada secreto.”

A China e a Rússia assinaram um acordo de parceria “sem limites” no início de 2022, apenas algumas semanas antes de Putin enviar dezenas de milhares de soldados à Ucrânia. Pequim se absteve de criticar a decisão de Putin e divulgou um plano de paz para a Ucrânia.

O Ocidente rejeitou suas propostas uma vez que as avaliou como uma manobra para ganhar mais tempo para Putin reconstruir suas forças na Ucrânia.

Washington disse recentemente que teme que Pequim possa armar a Rússia, algo que a China nega.

Em seus comentários televisionados, Putin rejeitou sugestões de que o aumento dos laços de Moscou com Pequim em áreas como energia e finanças significava que a Rússia estava se tornando excessivamente dependente da China, dizendo que essas eram as opiniões de “pessoas invejosas”.

“Durante décadas, muitos desejaram virar a China contra a União Soviética e a Rússia, e vice-versa”, disse ele. “Entendemos o mundo em que vivemos. Nós realmente valorizamos nossas relações mútuas e o nível que elas atingiram nos últimos anos.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Conselho tem até 5 de abril para decidir sobre trigo transgênico
Embarcações naufragam na costa da Tunísia e deixam 29 mortos
https://www.osul.com.br/russia-e-china-nao-estao-criando-alianca-militar-diz-putin/ Rússia e China não estão criando aliança militar, diz Putin 2023-03-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar