Quarta-feira, 24 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 12 de agosto de 2023
O tráfego foi temporariamente bloqueado após a tentativa de ataque.
Foto: Telegram/sotaprojectRússia afirma ter derrubado, neste sábado (12), três mísseis ucranianos sobre a ponte Kerch, que liga a Crimeia, anexada à Rússia, ao continente.
“Mísseis inimigos foram abatidos pelas forças de defesa aérea perto do Estreito de Kerch. A ponte da Crimeia não foi danificada”, disse o chefe da região, Sergey Aksyonov, nomeado pelo governo de Vladimir Putin.
A ponte vem sofrendo sucessivos ataques durante o conflito. Também conhecida como Ponte Kerch, ela tem valor pessoal para o presidente russo Vladimir Putin. Na narrativa do Kremlin, marca a “reunificação” da Crimeia com o continente russo.
Imagens circulando em plataformas de mídia social mostraram uma fumaça saindo da ponte. Conforme as autoridades, o tráfego foi temporariamente bloqueado após a tentativa de ataque.
Retaliação
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia condenou o que chamou de “ataque terrorista” da Ucrânia na Ponte Kerch.
“Não pode haver justificativa para tais ações bárbaras e elas não ficarão sem resposta”, disse a porta-voz do ministério, Maria Zakharova, em um comunicado no aplicativo de mensagens Telegram.
A ponte da Crimeia é um importante elo de ligação para abastecer a guerra da Rússia contra a Ucrânia, permitindo que pessoas e mercadorias fluam para os territórios que Moscou ocupou no Sul e no Leste ucraniano.
Em outubro do ano passado a ponte foi parcialmente destruída quando um caminhão-tanque explodiu e danificou um grande trecho da estrada. O Kremlin acusou Kiev pela explosão, e Putin alegou que foi um ato de “sabotagem” dos serviços de segurança ucranianos. A ponte também foi atingida por dois ataques em julho.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Dizer o quê para quem já foi devidamente “catequizado’.
Esse Putin é muito divertido. Quando a Ucrânia ataca uma ponte ele classifica como uma “Ação Bárbara”… mas quando ele larga um míssil sobre um Hotel, edificio com moradores ou até Hospitas… ele diz que é apenas uma ” Interferência Militar”… kkkkk – é muito cômico, se não fosse TRÁGICO….