Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de outubro de 2025
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) programou para a manhã do próximo sábado (25) o que maior evento coletivo já realizado para doação de sangue em Porto Alegre nos últimos anos. Por meio da iniciativa, cerca de 300 voluntários reunidos das 6h30min às 8h30min na orla do Guaíba próxima ao Gasômetro (Centro Histórico) serão conduzidos aos principais pontos locais de coleta na cidade.
O esquema conta com a parceria do grupo de jipeiros Trilha da Vida e de diversas instituições de saúde da capital gaúcha. A lista inclui o Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) e os bancos de sangue do Hospital de Clínicas, Santa Casa de Misericórdia, Hospital São Lucas da PUCRS, Grupo Hospitalar Conceição e Hospital de Pronto Socorro (HPS).
Também estão engajadas à mobilização a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Guarda Civil Metropolitana. O objetivo é proporcionar melhores condições de trafegabilidade e segurança nos locais e durante os deslocamentos previstos.
Titular da SMS, Fernando Ritter ressalta a importância da ação: “Essa iniciativa é um exemplo de como a sociedade pode se unir em prol de uma causa nobre. Os hospitais precisam de sangue todos os dias, não apenas em campanhas especiais. Mobilizações como esta são fundamentais para despertar a consciência coletiva e reforçar a importância da doação ao longo de todo o ano”.
Ele também agradece pelo engajamento de todos os hospitais envolvidos: “É um feito inédito reunir tantas instituições em um esforço conjunto. Agradecemos imensamente cada hospital e hemocentro que abriu suas portas para essa grande corrente de solidariedade.”
De acordo com Ricardo Bastos, um dos coordenadores da equipe de jipeiros, trata-se de algo mais que uma ação pontual: “Este é um projeto que tem por objetivo fortalecer a cultura da doação de sangue como um ato voluntário, recorrente e essencial para salvar vidas”.
Quem não puder comparecer tem a opção de colaborar em qualquer outro dia útil da semana. São várias as opções, a exemplo do Hemorgs e dos bancos de sangue dos hospitais mencionados.
Exigências aos voluntários
– Estar em boa condição de saúde.
– Pesar mais de 50 quilos.
– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 precisam de autorização da mãe, pai ou responsável).
– Ter dormido ao menos seis horas nas 24 horas imediatamente anteriores à doação.
– Respeitar o intervalo mínimo entre uma e outra doação (dois meses para homens, três meses para mulheres).
– Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis por meio do sangue.
– Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.
– Apresentar documento oficial com foto.
(Marcello Campos)