Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Saiba como a cúrcuma e seus derivados podem ajudar o sistema imunológico

Compartilhe esta notícia:

A cúrcuma, também conhecida como açafrão, traz diversos benefícios para o organismo. (Foto: Reprodução)

Popularmente conhecida como açafrão ou açafrão da terra, a cúrcuma é um pó laranja extraído de raízes. Com compostos bioativos chamados curcuminoides, ela oferece benefícios à imunidade, saúde articular, pulmonar, entre outras. “As formas mais comuns de consumo da cúrcuma são: raiz fresca, ralada ou triturada e adicionada nas mais diferentes preparações alimentícias; em pó, como tempero em preparações salgadas ou doces; em shots, através da adição do pó em pequenas quantidades de líquido, como suco de limão, e como suplemento alimentar em cápsulas”, diz Claudia Coral, farmacêutica especialista em ativos e vice-presidente da Galena.

Uma das principais características é a melhora no sistema imunológico. Para quem busca benefícios terapêuticos mais intensos, pode ser necessário o uso de outros extratos, pois apesar das diversas formas de consumo, a absorção deste produto puro no organismo não é tão eficaz. De acordo com a especialista Claudia, isso ocorre porque a cúrcuma não é 100% absorvida pelo corpo, por ser solúvel em óleos. “Podemos, sim, aproveitar o sabor e fragrância característicos da cúrcuma nas mais diversas preparações alimentícias, mas se buscamos seus benefícios terapêuticos, pode ser necessária a utilização de extratos diferenciados, que sejam melhor absorvidos, como é o caso do curcuvail”, revela.

O curcuvail é um ativo extraído da cúrcuma, que foi desenvolvido através de uma tecnologia avançada, permitindo a obtenção do pó solúvel em água, e por isso é absorvido facilmente pelo organismo. Além disso, ele não tem odor e sabor, ou seja, é possível acrescentá-lo em receitas sem modificar as características dos alimentos. Esse composto pode ser achado em várias farmácias de manipulação.

Para quem for consumir a cúrcuma na gastronomia, Nathalia Ozio, nutricionista e especialista em Ayurveda, indica usar a versão em pó. “Ela deve ser aquecida no início do preparo da receita, pois assim ativamos e potencializamos seus benefícios. É interessante utilizar pimenta junto, pois assim ela é melhor absorvida pelo organismo”, afirma.

Em tempos de Covid-19, esses ativos vêm sendo aliados da rotina de muitas pessoas que buscam formas de melhorar a imunidade. Segundo Coral, a melhor forma de iniciar o dia é com o shot de curcuvail ou cúrcuma, limão e própolis, que oferece uma boa dose de antioxidantes. “Já ao longo do dia, ter uma alimentação variada e saudável, controlar o estresse e praticar uma atividade física são fundamentais. À noite, por sua vez, implementar uma rotina de higiene do sono, para garantir um sono reparador, é fundamental”, conta.

Os shots matinais são uma tendência. Pensando no fortalecimento da imunidade, Claudia sugere a seguinte combinação: suco de limão, rico em vitamina C; gotas de própolis, por sua ação antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana; e cúrcuma, por seus benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes.

Contudo, essa substância é contraindicada em algumas situações. A profissional Nathalia, aponta os seguintes casos:

– Pessoas com sensibilidade ou alergia à curcumina e indivíduos que usam medicamentos que atuam na coagulação sanguínea;

– Portadores de doenças no ducto biliar, úlceras, e cálculos biliares.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Pfizer cobra 1 bilhão de reais a mais pelo mesmo número de vacinas contra a covid
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Oxford e CoronaVac
https://www.osul.com.br/saiba-como-a-curcuma-e-seus-derivados-podem-ajudar-o-sistema-imunologico/ Saiba como a cúrcuma e seus derivados podem ajudar o sistema imunológico 2021-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar