Domingo, 17 de Janeiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
25°
Mostly Cloudy

Saúde Saiba como cuidar da saúde íntima feminina no verão

Compartilhe esta notícia:

Passar o dia com o biquíni molhado, potencializam o surgimento de fungos e bactérias. (Foto: Reprodução)

O verão é a época em que as mulheres precisam ficar mais atentas com a saúde íntima. Por isso, os hábitos que são mais comuns nesta época do ano, como passar o dia com o biquíni molhado, potencializam o surgimento de fungos e bactérias, naturalmente presentes na flora vaginal, e que proliferam com mais rapidez em ambientes úmidos, Hábitos que são mais comuns nesta época do ano, como passar o dia com o biquíni molhado, potencializam o surgimento de infecções.

Segundo a ginecologista, obstetra e sexóloga Dra. Erica Mantelli há um desequilíbrio no PH vaginal. “Esse fator associado à baixa imunidade do corpo, faz com que haja um aumento nas secreções, coceira, corrimentos e até algumas doenças como, por exemplo, a candidíase (infecção causada por fungos) e a vulvite (dermatite de contato ou alérgica na vulva, parte externa da vagina)”, explica a médica.

Para evitar os problemas, a ginecologista Dra. Erica Mantelli alerta sobre maus hábitos e sobre dicas que podem prejudicar a região genital.

1-Biquíni molhado é o principal vilão da vagina no verão. As mulheres entram no mar ou na piscina e continuam com a parte íntima úmida. Isso acarreta no desenvolvimento de fungos e bactérias. O ideal é sempre levar uma troca na bolsa e se manter seca durante o dia

2-Absorventes diários: O uso incorreto de absorventes diários também são um erro. Como são feitos de algodão, a vagina fica ainda mais úmida e isso pode desencadear secreções e corrimentos. Absorventes diários são apenas adequados para situações de emergência ou durante o ciclo menstrual, deixando claro que o recomendável é trocá-lo de quatro em quatro horas, mesmo se o fluxo sanguíneo for baixo.

3-Sabonetes íntimos: São indicados para o uso sem exageros. Todo e qualquer medicamento, sendo natural ou não, deverá passar pela avaliação médica.

4-Lenços umedecidos: São ótimos para se carregar na bolsa e usar ao longo do dia e em situações de emergência. São muito eficientes para a higiene em momentos em que não se pode ter acesso à higiene adequada.

5-Sobre o uso da calcinha é importante destacar que as fabricadas com 100% de algodão são as mais adequadas. Somente elas deixam a região vaginal transpirar de forma adequada, permitindo que o PH da vagina se mantenha equilibrado

6-Outra dica sobre a calcinha: Dormir sem ela é uma boa opção para melhor ventilação.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Agitado na hora de dormir? Especialistas descobrem novo “distúrbio do sono” em crianças
Uma vacina contra o HIV chega à última fase de testes pela primeira vez em mais de 10 anos
Deixe seu comentário
Pode te interessar