Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Saiba como manter o aquecedor a gás funcionando direito e de forma segura

Compartilhe esta notícia:

O aquecedor a gás é mais econômico que o elétrico, mas requer mais cuidados na instalação e na regulagem. (Foto: Reprodução)

Com a chegada do inverno, é natural o aumento na compra e no uso de aquecedores a gás nas residências. Embora o aparelho seja uma alternativa mais econômica, quando comparado ao elétrico, ele requer maior atenção para continuar funcionando corretamente e de forma segura. Um dos erros mais comuns, que diminuem sua vida útil consideravelmente e colocam em risco a vida dos moradores, é não seguir o manual de instruções ao realizar a instalação e a regulagem.

Nesta etapa, é indicado contratar um profissional especializado, capaz de avaliar a circulação de ar, itens de segurança em relação à chaminé e o tipo de exaustão indicada para aquele ambiente. “Caso o sistema não possua a tecnologia de fluxo balanceado ou hermético, que utiliza o ar necessário para a combustão proveniente de um outro ambiente sem qualquer comunicação com o local em que está instalado, o aquecedor vai consumir todo o oxigênio dali”, explica o arquiteto Renato Andrade. Essa redução no oxigênio é extremamente prejudicial ao ser humano, podendo causar náuseas, tonturas, desmaios e até a morte.

Outro risco é o vazamento de gás por conta de má instalação ou manutenção. Como o monóxido de carbono (CO) é incolor, insípido, inodoro e não irrita as mucosas, uma maneira de perceber o vazamento é pela coloração da chama no queimador. “Se ela não estiver azulada – característica da combustão completa do gás natural pela quantidade correta de oxigênio – pode ser um indício de emissão de CO. O mercado também disponibiliza aquecedores com sensor contra intoxicação por monóxido de carbono, o que é uma segurança a mais”, lembra Erika Mello, sócia de Renato no escritório Andrade & Mello Arquitetura.

Outro cuidado para prolongar a vida útil do aquecedor a gás é evitar a regulagem na temperatura máxima. “Ele não foi feito para trabalhar dessa maneira em uso residencial, além de causar gasto excessivo de gás”, alerta Camilla Irion, gerente da Porto Faz, e-commerce de serviços da Porto Seguro. Já nos modelos digitais, a atenção deve ser redobrada quando o próprio dispositivo apitar detectando defeitos ou mau funcionamento. “Quando a regulagem padrão não está funcionando, o ideal é chamar imediatamente uma equipe técnica especializada para entender o que está acontecendo”, indica Camilla.

Para garantir a segurança dos usuários, o ideal é realizar manutenções preventivas pelo menos uma vez ao ano, onde um técnico fará o check-up dos componentes e higienização do aparelho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Queda de infecções por coronavírus no Rio de Janeiro intriga especialistas, que buscam explicações e fazem alerta
A yoga facial pode diminuir a flacidez e amenizar a papada
https://www.osul.com.br/saiba-como-manter-o-aquecedor-a-gas-funcionando-direito-e-de-forma-segura/ Saiba como manter o aquecedor a gás funcionando direito e de forma segura 2020-07-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar