Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Saiba como melhorar o agachamento com 6 dicas

Compartilhe esta notícia:

O agachamento é um dos melhores exercícios para quem quer coxas e glúteos mais fortes e definidos. (Foto: Reprodução)

O agachamento é um dos melhores exercícios para quem quer coxas e glúteos mais fortes e definidos. Contudo, para conseguir esse efeito e até melhorar os resultados, é importante concluir todo o movimento da forma correta. Que tal algumas dicas para melhorar o agachamento?

“Em primeiro lugar, é preciso se atentar à carga que será utilizada. Se você não está habituado a treinos pesados, comece realizando o movimento sem peso e depois inclua uma carga moderada que deve ser aumentada de forma gradativa”, explica Damaris Dias, professora da Smart Fit, de São Paulo. “O peso muito elevado pode fazer com que a execução do exercício seja feita de forma incorreta e causar lesões”, completa.

Como melhorar os resultados do agachamento

1. A posição das suas pernas deve respeitar o seguinte: quando você descer, o seu joelho não pode ultrapassar a linha da ponta do seu pé; tente manter um ângulo de 90 graus entre seu posterior de coxa e suas panturrilhas.

2. Agache até o final, sem parar no meio do caminho. Procure descer até as suas pernas formarem o ângulo de 90 graus.

3. Faça o movimento como se existisse um banco para você sentar. Uma dica para iniciantes é usar um step para repetir o movimento de sentar e levantar, para melhorar a técnica antes de começar efetivamente o agachamento.

4. Ao final do movimento de agachar não dê trancos na coluna para não afetar a lombar. Mantenha o movimento, tanto inicial quanto final, o mais natural possível. E não force o quadril para frente quando finalizar o movimento.

5. O ritmo de descida e de subida também deve ser levado em consideração, evitando que seja muito rápido. Faça movimentos mais concentrados, e tente distribuir a força por todo o seu pé.

6. Consulte um profissional de educação física para que ele, se preciso, corrija seu movimento.

Benefícios do movimento

O personal trainer Tiago Heck destaca que o agachamento já foi considerado o melhor exercício para o ser humano, principalmente pelo fato de ser bípede. “Ele fortalece nosso corpo para combater a gravidade quando estamos em pé”, diz.

Quatro articulações participam do movimento: tornozelo, joelho, quadril e coluna lombar. Essas articulações realizam diversos movimentos, mas devemos analisar, apenas, os movimentos realizados contra a resistência

Para as mulheres, é considerado o principal exercício, pela ênfase no trabalho de glúteos que proporciona.

Heck acrescenta que, o agachamento é muito bem-vindo porque fortalece principalmente a região dos glúteos (bumbum). “Quem agacha costuma ter pernas fortes, quadril forte e uma boa postura”, comenta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Soros produzidos por cavalos têm anticorpos potentes para o coronavírus
Banda de Música da Brigada Militar visita Lar de Idosos Laços de Família para apresentação ao ar livre em Pelotas
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar