Sexta-feira, 25 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 25 de julho de 2016
O estudo Trip Index Cidades, realizado pela empresa de pesquisa TNS e com base em dados do catálogo do site Tripadvisor, montou um ranking com os destinos mais caros e os mais econômicos do mundo.
Nova York (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e Londres (Inglaterra) encabeçam a lista das cidades mais caras para viagens de três dias, de acordo com levantamento. O estudo levou em conta despesas em cada local para duas pessoas, como estadia de três noites em hotel quatro estrelas, ingressos para três atrações, almoço e jantar todos os dias e táxi ida e volta para o jantar. As passagens aéreas não foram computadas no cálculo.
Em média, somente a hospedagem é responsável por 52% dos gastos da viagem. No entanto, cidades mais caras costumam extrapolar esse valor. Nova York e Paris (França), com 61%, são provas disso. O Rio de Janeiro, que fecha a lista de cidades mais caras, na décima posição, demanda um investimento com hotel de 55% do total do valor da viagem.
Já as cidades mais em conta costumam exigir mais com alimentação. O ranking é liderado por Hanói (Vietnã), seguido por Mumbai (Índia) e a Cidade do Cabo (África do Sul). As despesas totais das viagens para tais destinos – 1.601 reais, 1.822 reais e 1.880 reais, respectivamente – ficam abaixo, ou próximo, dos valores gastos somente com hospedagem nas cidades mais caras. Sidney (Austrália), por exemplo, oitava no ranking das mais caras e a cidade com a hospedagem mais em conta delas, tem gasto médio de 1.627 reais com hotel, valor acima do total investido na viagem a Hanói.
Conforme a porta-voz do site Tripadvisor no Brasil, Claudia Martinelli, os preços foram coletados pela TNS entre 23 de março e 5 de maio deste ano, por meio de telefonemas e de pesquisas na internet.
Voltar Todas de Viagem e Turismo