Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2025
Dominique Mamberti foi proclamado cardeal pelo papa Francisco no consistório de 15 de fevereiro de 2015
Foto: Divulgação/VaticanoUma tradição marcante da Igreja Católica é o momento em que, após a apuração dos votos no conclave, um cardeal aparece diante da multidão de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, e anuncia, em latim: “Habemus Papam” (“temos um papa”).
O encarregado dessa importante tarefa é o chamado “cardeal protodiácono”. No momento, esse cargo é ocupado pelo cardeal francês de origem marroquina Dominique Mamberti. Se não for eleito papa neste conclave, é ele quem anunciará as famosas palavras na varanda central da Basílica de São Pedro.
Mamberti nasceu em 7 de março de 1952 em Marrakech, no Marrocos, filho de pais franceses que retornaram à sua terra natal logo após o nascimento do religioso, que é cidadão francês.
“Ele estudou Direito Público e Ciência Política. Depois de entrar no Pontifício Seminário Francês em Roma, foi ordenado padre em 20 de setembro de 1981 para a Diocese de Ajaccio, Córsega”, afirma o Vaticano.
“Ele se formou em Direito Canônico e começou a estudar na Pontifícia Academia Eclesiástica. Ele entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1º de março de 1986”, completou a Igreja Católica.
Mamberti foi proclamado cardeal pelo papa Francisco no consistório de 15 de fevereiro de 2015.