Terça-feira, 16 de agosto de 2022

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Samu de Porto Alegre recebe mais de 224 mil ligações em 2021

Compartilhe esta notícia:

Do total de chamadas, apenas 90.604 (40,44%) viraram atendimentos

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Pedido de informação fora do contexto de urgência e emergência é segundo maior motivo dos contatos (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Porto Alegre recebeu 224.036 ligações no ano passado. Desse total, apenas 90.604 (40,44%) viraram atendimentos.

Entre os telefonemas, o que chama a atenção são os contatos por engano: 47.985 (21,42%). De acordo com o médico coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu Porto Alegre, Fabiano Barrionuevo, esse alto índice é um constante desafio para as equipes de regulação e da assistência.

“Ao entrar em contato com o serviço, é importante se ter em mente que o Samu atende e remove pessoas em condições clínicas instáveis. Deve-se ligar somente nos casos graves, quando o paciente corre o risco de perder a vida ou de ficar com alguma sequela permanente”, explicou. “Todas as pessoas merecem atenção, mas precisamos priorizar uma parada cardíaca, ao invés de uma dor nas costas”, prosseguiu.

As outras ligações dividiram-se em pedidos de informações fora do contexto de urgência e emergência em saúde (14,80%), ligações interrompidas (9,97%), trotes (5,33%), chamadas repetidas (4,26%) – quando mais de uma pessoa liga por causa do mesmo fato –  e fora da área de abrangência do Samu (3,47%).

Aplicativo

Desde dezembro de 2021, é possível acionar o serviço por meio de um aplicativo no celular. O Chamar 192 está disponível para aparelhos com sistemas Android ou IOS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Fenômeno La Niña segue influenciando a safra da uva na Serra Gaúcha
Porto Alegre registra aumento de infestação do mosquito Aedes aegypti
Deixe seu comentário
Pode te interessar