Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “Se eu fosse presidente, teria salvo 80% das pessoas”, diz Lula sobre a Covid-19

Compartilhe esta notícia:

Petista (foto) comparou feitos da sua gestão com os do governo anterior na área da saúde e relembrou o episódio em que Bolsonaro "zombou" das mortes pela pandemia no País

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar nesta quinta-feira (11) a gestão de Jair Bolsonaro (PL) quanto à forma que a pandemia de Covid-19 foi lidada no País. Segundo o petista, se ele fosse presidente à época, teria salvado 80% das pessoas que morreram pela doença.

“Se eu fosse presidente da República naquela época e o Padilha fosse ministro da Saúde, eu duvido que a gente não tivesse salvo 70%, 80% das pessoas que morreram por falta de vergonha, de responsabilidade de um presidente que ficava na televisão imitando as pessoas que estavam com Covid, tossindo e zombando da saúde das pessoas que morreram nesse país”, declarou Lula durante inauguração de um centro de radioterapia no município de Itabira, em Minas Gerais.

A fala do presidente faz referência às 700 mil mortes registradas pela doença quando Bolsonaro estava no Palácio do Planalto e ao episódio em que o ex-chefe do Executivo imitou pessoas com falta de ar — um dos sintomas da Covid-19. Em outras ocasiões, Bolsonaro disse, inclusive, que não era “coveiro”, quando questionado sobre o número de mortos.

Lula disse ainda que o Brasil “nunca mais” terá um presidente que “deixe morrer a quantidade de gente que morreu” por conta da Covid-19. Ao inaugurar o centro de radioterapia, o chefe do Executivo traçou um comparativo sobre como o seu governo lida com a área da saúde e a forma como o governo Bolsonaro lidava. Em sua fala, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também fez comparações.

A estratégia de comparar os feitos de sua gestão com a gestão anterior foi determinada em reunião nacional do PT (Partido dos Trabalhadores). A estratégia deve ser adotada durante toda a campanha eleitoral em 2026, na qual Lula mira a sua reeleição.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Lula minimiza anúncio de pré-candidatura de Flávio Bolsonaro em 2026: “Quem inventa muito nome é porque não tem nenhum”
https://www.osul.com.br/se-eu-fosse-presidente-teria-salvo-80-das-pessoas-diz-lula-sobre-a-covid-19/ “Se eu fosse presidente, teria salvo 80% das pessoas”, diz Lula sobre a Covid-19 2025-12-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar