Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Sebastião Melo assume interinamente a presidência da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos

Compartilhe esta notícia:

Porto-alegrense (E) substitui o colega carioca na função até o dia 10 de março. (Foto: Arquivo/FNP)

O chefe do Executivo municipal de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), assumiu interinamente a presidência da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). Ele ocupa o cargo de 1º vice-presidente eleito da entidade e está incumbido da função devido ao afastamento temporário solicitado por Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro, até 10 de março.

“É nos municípios que a vida acontece”, declarou Melo por meio do portal prefeitura.poa.br. “Por isso, assumo com muita honra a responsabilidade de ser um representante de todas as cidades, sempre com foco em fortalecer o municipalismo.”

A diretoria voltará a se reunir no dia seguinte ao retorno do gestor carioca. No site fnp.org.br, a entidade detalha a substituição: “Por se tratar de afastamento de natureza temporária, não se aplica o rito de recomposição de cargos previsto no estatuto social da FNP, permanecendo inalterada a atual estrutura de sua Diretoria-Executiva da FNP até o retorno do titular ou eventual nova deliberação”.

Durante o período, a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos mantém normalmente suas atividades institucionais. A programação inclui a agenda de articulação e defesa dos interesses dos municípios.

A FNP é integrada por representantes de médias e grandes cidades brasileiras em assuntos coletivos junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Dentre os assuntos articulados recentemente pela entidade está a aprovação recente da proposta de emenda constitucional (PEC) nº 66, que deu maior sustentabilidade fiscal aos municípios.

Também teve protagonismo no processo alusivo à Reforma Tributária e ao direito de escolher representantes para o Conselho Superior Provisório do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS).

Melo favorito

No comando da FNP desde abril do ano passado, Paes é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de outubro deste ano. Em assembleia marcada para 11 de março, Paes deve renunciar à função para se dedicar à campanha, mesmo motivo pelo qual provavelmente abdicará do seu mandato de prefeito (com vigência originalmente prevista até o final de 2028).

Se tudo sair como o gestor carioca planeja, a entidade fará durante o próximo encontro uma eleição interna para definir o novo presidente. Fontes internas apontam Sebastião Melo como favorito, informa o colunista Lauro Jardim, do portal globo.com.

Goiano-gaúcho

Prefeito de Porto Alegre em segundo mandato cosecutivo, Sebastião Melo nasceu em Piracanjuba (GO), tem 67 anos e reside na capital gaúcha desde os 20. É bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).

Foi conselheiro da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e dirigente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul. Iniciou a trajetória política como vereador por três mandatos (período duranteo qual chegou a presidir o Legislativo municipal. Foi vice-prefeito em 2013-2016, deputado estadual (2019-2020) e eleito prefeito em 2020 e 2024.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Motorista e empresa de transporte por aplicativo são condenados a indenizar passageiros agredidos
https://www.osul.com.br/sebastiao-melo-assume-interinamente-a-presidencia-da-frente-nacional-de-prefeitas-e-prefeitos/ Sebastião Melo assume interinamente a presidência da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos 2026-01-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar