Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 16 de maio de 2020
A região de Lajeado, que estava na bandeira vermelha, passou para a laranja
Foto: DivulgaçãoA classificação das regiões do Rio Grande do Sul de acordo com as bandeiras determinadas pelo distanciamento controlado foi atualizada pelo governo do Estado neste sábado (16). Entre os dias 18 e 24 de maio, não haverá regiões na bandeira vermelha. A atualização ocorrerá todos os sábados.
A região de Lajeado, que estava na bandeira vermelha, passou para a laranja, e a região de Uruguaiana, que estava classificada como amarela, passou para a bandeira laranja. O mapa e a bandeira de cada cidade podem ser conferidos aqui.
No caso de Uruguaiana, o fator predominante para a alteração foi o acréscimo de quatro casos confirmados pelo teste RT-PCR nos últimos 14 dias. Na semana passada, a soma das últimas duas semanas era de três casos confirmados por RT-PCR, número que aumentou para sete nos últimos 14 dias.
Já na região de Lajeado, a melhora em dois indicadores de velocidade do avanço do coronavírus – número de casos semanais e variação no número de internados em UTI – fizeram com que a bandeira passasse de vermelha para laranja. O crescimento do número de casos semanais caiu de 20% para 17%, e a variação do número de internados por síndrome respiratória aguda grave em UTI diminuiu 7%.
No Rio Grande do Sul como um todo, a segunda rodada do modelo de distanciamento controlado observou as seguintes alterações:
Segundo o governo gaúcho, além de evitar a propagação do coronavírus, diminuindo a intensidade da procura por internações hospitalares, o distanciamento controlado prevê a mitigação dos efeitos econômicos da pandemia, uma vez que as restrições de circulação impostas à população trouxeram consequências negativas ao comércio e demais setores.
Os dados sobre o coronavírus no Rio Grande do Sul podem ser acessados aqui.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul