Segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Porto Alegre
Porto Alegre
29°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Segundo dia de provas do Enem é neste domingo em todo o Brasil

Compartilhe esta notícia:

É recomendado que se leve o Cartão de Confirmação da Inscrição

Foto: EBC
Desta vez, os candidatos realizam as provas de matemática e ciências da natureza. (Foto: EBC)

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 farão neste domingo (28) as provas de matemática e ciências da natureza. A versão impressa é realizada em 11.074 locais de 1.747 municípios em todo o Brasil, enquanto a digital abrange 831 pontos de 99 cidades. As questões serão idênticas nas duas modalidades.

Ao todo, são quase 500 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame, incluindo coordenadores estaduais, municipais, aplicadores, corretores de redação e supervisores.

No Enem digital, as respostas são fornecidas no computador, mas os participantes recebem uma folha de rascunho para fazer os cálculos à mão – a caneta é necessária.

No primeiro dia de Enem, os participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Ao todo, 74% dos 3,1 milhões de inscritos compareceram ao exame.

Este será o segundo Enem aplicado em 2021, já que as provas do ano passado foram adiadas por causa da pandemia  de coronavírus e acabaram sendo aplicadas em janeiro e fevereiro.

O que é preciso saber

O Enem 2021 tem regras especiais por conta da pandemia. Além da já mencionada obrigatoriedade da máscara nos locais de prova, participantes que estiverem com coronavírus ou com outras doenças infectocontagiosas não podem comparecer, mas têm direito a reagendamento. O descumprimento das regras pode levar à eliminação do candidato.

No dia da prova, além da máscara de proteção facial, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Dentre as identificações aceitas estão a CNH (Carteira de Nacional de Habilitação), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. Versões digitais não valem.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta e com invólucro transparente, tipo “Bic” ou similar, para preencher o cartão de respostas no Enem impresso. Na versão digital, pode ser utilizada para anotações na folha de rascunho. Não é permitido o uso de lápis ou borracha.

É recomendado, ainda, que os candidatos levem água e lanche, já que a prova tem duração longa. Também se sugere levar o Cartão de Confirmação da Inscrição, no qual constam informações como o local de prova. O cartão pode ser acessado na “Página do Participante”, disponível em enem.inep.gov.br.

Caso necessite comprovar que participou do exame, o estudante pode, no mesmo endereço virtual, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando CPF e senha. Isso deve ser apresentado ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias, para justificar, por exemplo, a falta ao trabalho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Anvisa recomenda barrar entrada de viajantes de mais quatro países africanos
Ernani Polo assume a vice-presidência para a Região Sul da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais
Deixe seu comentário
Pode te interessar