Segunda-feira, 20 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Segurados do INSS e servidores devem ter cuidado para não caírem em fraudes

Compartilhe esta notícia:

Uma das formas corriqueiras para ludibriar os segurados é quando os golpistas se fazem passar por representantes de bancos e instituições de crédito. (Foto: Reprodução)

Os juros menores do empréstimo consignado, que vão de 2,08% a 3% ao mês, e que tanto atraem aposentados do INSS e servidores, servem de isca para golpistas enganarem os mais desavisados. Os “espertinhos” ficam de olho na chance dos segurados se tornarem “fontes de recursos”.

Mas, o que deveria ser um benefício para servidores e pessoal do INSS, (taxa baixa e desconto em folha) tem se tornado motivo de dor de cabeça para muitos devido à deduções não autorizadas em seus proventos. Esse tipo de ação de golpistas, inclusive, acendeu a luz vermelha em bancos que trabalham com essa modalidade de crédito, na Secretaria de Previdência e no INSS que adotaram medidas para conter a ação de fraudadores.

Entre as iniciativas apresentadas pelo instituto determina que a partir de março os bancos estarão proibidos de assediar novos aposentados por 180 dias. Os segurados ficarão com os benefícios bloqueados por 90 dias após a concessão, entre outras.

Uma das formas corriqueiras para ludibriar os segurados é quando os golpistas se fazem passar por representantes de bancos e instituições de crédito para oferecer empréstimos. Diante dos riscos de aposentados serem enganados, bancos alertam seus clientes sobre a atuação de fraudadores neste sentido e para que tomem cuidado.

O olho grande dos golpistas cresce devido aos números. Em meados de dezembro, segundo o BC (Banco Central), o consignado bateu recorde histórico: R$ 18,2 bilhões de concessões entre janeiro a outubro de 2018, alta de 33,7% em relação a igual período do ano passado (R$13,599 bilhões).

Em nota, o BMG – um dos principais bancos conveniados à Previdência -, por exemplo, informou que “há pessoas de caráter duvidoso se identificando como seus prepostos ou representantes, que oferecem empréstimos mediante a exigência de pagamento antecipado de valores a título de fiança, seguro-fiança ou tarifas”. O banco nega que oferece esse tipo de serviço e solicita que aposentados do INSS denunciem a tentativa de golpe.

Especialistas recomendam ter cuidado, principalmente, com dados pessoais. É preciso ficar atento e lembrar que bancos e instituições públicas não pedem informações por telefone ou e-mail. Em caso de perda ou roubo de documentos, é recomendado registrar a ocorrência na polícia e comunicar o fato a órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa). “Ao fornecer documentos a desconhecido, o trabalhador fica vulnerável a todo tipo fraude”, alerta Cristiane Saredo, do escritório Vieira e Vieira Assessoria Jurídica e Previdenciária.

É importante destacar que algumas empresas privadas também têm convênio com instituições financeiras para conceder o empréstimo consignado. Portanto, esses trabalhadores também devem ficar atentos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Reino Unido se prepara para retirar-se da União Europeia sem acordo temendo caos em estradas e portos
A fim de aprovar a reforma da Previdência, Bolsonaro dará prioridade máxima ao tema e deixará outras propostas alardeadas como importantes durante a campanha em segundo plano
https://www.osul.com.br/segurados-do-inss-e-servidores-devem-ter-cuidado-para-nao-cairem-em-fraudes/ Segurados do INSS e servidores devem ter cuidado para não caírem em fraudes 2019-01-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar