Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Seis sintomas precoces de artrite reumatoide

Compartilhe esta notícia:

Artrite reumatoide: trata-se de uma doença crônica que pode afetar o organismo de várias formas. (Foto: Reprodução)

A artrite reumatoide é uma condição auto-imune que ocorre quando o sistema imunológico de uma pessoa ataca tecidos corporais saudáveis – provocando, por sua vez inflamação e dor nas articulações, explica um artigo publicado no jornal Times of India.

A doença geralmente afeta as mãos, pulsos e pés, mas em casos mais graves, pode até mesmo danificar a pele dos órgãos, olhos, pulmões, coração e vasos sanguíneos. Embora a condição não possa ser revertida, o diagnóstico precoce pode ajudar a minimizar o risco de complicações no futuro.

Eis, seis sinais precoces de artrite reumatoide a ter em atenção:

1. Sensação extrema de fadiga

A fadiga é um sintoma comum desta condição. Mesmo antes da manifestação dos sinais óbvios da condição como dor nas articulações e inflamação, quem sofre de artrite reumatoide pode sentir-se extremamente cansado e deprimido.

2. Perda de peso inexplicável

Dor nas articulações e a perda de peso parecem não estar relacionadas, razão pela qual este sintoma passa frequentemente despercebido. Perda de peso inexplicável, juntamente com fadiga prolongada é considerado um sintoma precoce da artrite. É um efeito indireto da inflamação causada devido ao ataque aos tecidos.

3. Rigidez nas articulações

Depois de uma ou duas semanas, pode notar rigidez nas articulações, especialmente de manhã. Os episódios de rigidez articular também podem ocorrer a qualquer momento do dia após um período de inatividade.

4. Sensação de dormência e formigueiro

Inflamação dos tecidos também pode colocar pressão excessiva sobre os nervos. Pode ao longo do tempo levar a dormência e formigueiro nas mãos e pés.

5. Dificuldade em mover os membros

A rigidez e sensibilidade nas articulações podem dificultar os movimentos. Na fase inicial da artrite reumatoide, a pessoa pode ter dificuldade em mover o pulso para a frente e para trás e realizar exercício. Com o tempo, a doença progride e começa a danificar os ligamentos e tendões.

6. Vermelhidão das articulações

A artrite reumatoide também pode deixar as articulações com uma aparência avermelhada. É realmente a inflamação dos tecidos que lhes dá uma aparência vermelha. Adicionalmente, a descoloração da pele ao redor das articulações nas mãos e pés também é comum.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Brasil já identificou ao menos 25 sublinhagens da variante Delta: saiba quais são os riscos para o País
Terra está diferente vista do espaço e a explicação pode estar na emergência climática
Deixe seu comentário
Pode te interessar