Quinta-feira, 13 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Feira do Livro Bibliotecas como ecossistemas vivos: seminário internacional discute sustentabilidade e cidadania

Compartilhe esta notícia:

Evento integra a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre e propõe novas conexões entre informação, meio ambiente e inclusão social

Foto: Divulgação

Entre estandes repletos de histórias e lançamentos literários, a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre abriu espaço para uma pauta urgente e transformadora: o papel das bibliotecas na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo. Na manhã desta quinta-feira (13), o Memorial do Legislativo do RS recebeu a abertura do 14º Seminário Internacional de Bibliotecas, promovido pelos Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o encontro se estende até sexta-feira (14), reunindo especialistas e profissionais da área.

Com o tema “Bibliotecas, meio ambiente e sustentabilidade”, o seminário propõe reposicionar esses espaços como protagonistas nas discussões sobre cidadania, inclusão social e preservação ambiental. A cerimônia de abertura foi conduzida pelo presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB), Filipe Xerxeneski, e contou com a presença de representantes de instituições parceiras: Juliane Luz, coordenadora da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão da Assembleia Legislativa do RS; Luciana Kramer Pereira, presidente da Associação Rio-grandense de Bibliotecários; e Maximiliano Ledur, presidente da Feira do Livro de Porto Alegre.

Para Ledur, é uma honra para a entidade participar, mais uma vez, do seminário dentro da programação da Feira. “Discutir o papel das bibliotecas na sustentabilidade é essencial, especialmente em um evento como a Feira do Livro, que celebra o conhecimento, a cultura e o acesso à informação. Essa conexão reforça o compromisso coletivo com um futuro mais consciente e inclusivo”, destacou.

Informação como ferramenta de transformação

Um dos destaques da programação foi a palestra do professor Genilson Geraldo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor e mestre em Ciência da Informação. Abordando o tema sobre bibliotecas como ecossistemas de cidadania e sustentabilidade, o pesquisador apresentou conexões entre a gestão da informação, os desafios ambientais e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele destacou a relevância da sustentabilidade informacional aplicada a diferentes tipos de bibliotecas, reforçando o papel desses espaços como agentes de transformação.

“É preciso sensibilizar sobre a causa da sustentabilidade e compreender a pauta para buscar a responsabilização como profissional e como ser humano”, afirmou Geraldo. Para ele, o grande desafio está em lidar com o volume crescente de dados e adotar práticas que assegurem o acesso ao conhecimento pelas futuras gerações. “Diagnosticar oportunidades de atuação e mobilizar para a prática é essencial”, completou.

Sobre a Feira Livro de Porto Alegre

O evento é realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro e ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 16 de novembro. A patrona desta edição é a escritora Martha Medeiros. A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre é apresentada pela Petrobras, patrocinadora oficial do Teatro Carlos Urbim, conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e do Grupo Zaffari.

Patrocínio de Gerdau, Ceee Equatorial, Vero, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working, Senado Federal e Sebrae. Parceiros de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia.

Apoio Cultural: Banco dos Livros, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Embaixada da Noruega, NORLA, Instituto Cervantes, Imersiva, Panvel, Versa, Kodex, Master Hotéis, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Assembleia Legislativa do RS, Mastercard, Sesc, Prefeitura de Guaíba. Apoio institucional: Feevale, Summit, Bibliex e Aliança Francesa. Espaço cedido: Clube do Comércio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Feira do Livro

Tributo ao ministro Marco Aurélio Mello será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/seminario-internacional-discute-sustentabilidade/ Bibliotecas como ecossistemas vivos: seminário internacional discute sustentabilidade e cidadania 2025-11-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar