Domingo, 09 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Senado aprova projeto que obriga bolsistas a prestar serviço em instituições públicas de ensino

Compartilhe esta notícia:

O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ainda tem de ser votado pela Câmara. (Foto: Reprodução)

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (11) um projeto que obriga estudantes que recebem bolsas de estudos a prestar serviços em escolas públicas. Essa medida vale, de acordo com o texto, para estudantes de graduação de instituições federais que recebem bolsas de estudos custeadas com recursos federais.

O texto prevê que os estudantes prestem “serviços de divulgação, formação e informação científica e educacional”, por pelo menos duas horas semanais, em estabelecimentos públicos de educação básica, durante o período de duração da bolsa.

O projeto exclui da obrigação os estudantes que são beneficiários de bolsas de iniciação à docência, de assistência estudantil e de formação de professores. Também ficam liberados os estudantes que já fazem trabalhos em escolas públicas devido a atividades curriculares ou de extensão, ou em razão de atividade profissional, com carga horária igual ou superior à estabelecida na lei.

Caberá à União, junto com os sistemas estaduais e municipais de educação, estabelecer os deveres e direitos dos bolsistas, o mecanismo de acompanhamento das atividades, além de definir a forma pela qual esses estudantes irão atuar nas escolas públicas.

Os estudantes que recebem bolsas no exterior cumprirão a obrigação quando retornarem ao Brasil, de acordo com o texto. O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ainda tem de ser votado pela Câmara. Se aprovado também pelos deputados, seguirá para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Uma ex-atleta acusou a Federação de Ginástica dos Estados Unidos de pagar mais de 1 milhão de dólares para abafar denúncia de abuso sexual
A idade avançada pode alterar o regime de prisão de Paulo Maluf?
https://www.osul.com.br/senado-aprova-projeto-que-obriga-bolsistas-a-prestar-servico-em-instituicoes-publicas-de-ensino/ Senado aprova projeto que obriga bolsistas a prestar serviço em instituições públicas de ensino 2015-11-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar