Domingo, 04 de janeiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Senado autoriza contratações de crédito internacional para o Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

O Senado autorizou nessa terça-feira (16) duas solicitações de crédito do RS junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O Senado autorizou nessa terça-feira (16) duas solicitações de crédito do RS junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) que somam cerca de US$410 milhões para investimentos em áreas estratégicas do estado. Sob a relatoria do senador Paulo Paim (PT-RS), os montantes financiarão o programa Pró-Resiliência, de apoio ao desenvolvimento e à resiliência social, ambiental e fiscal do RS, e o Pró-Gestão, voltado à sustentabilidade fiscal, eficiência e eficácia do gasto público do Estado.

Greve na Petrobras

Pelo menos 24 plataformas e oito refinarias aderiram à greve nacional dos trabalhadores da Petrobras, iniciada na última segunda-feira. A mobilização, sem previsão de encerramento, surgiu a partir da recusa da categoria à contraproposta da estatal sobre o Acordo Coletivo de Trabalho de 2025, diante da insuficiência dos termos apresentados para o atendimento das demandas dos trabalhadores.

Saldo do tarifaço

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira aponta que 54% dos entrevistados avaliam que o presidente Lula e o PT saíram com saldo positivo da crise gerada pelo “tarifaço” dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Do total de 2.004 pessoas entrevistadas, 24% afirmaram que o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados se saíram melhor no embate, enquanto 10% avaliam que nenhum dos dois se beneficiou.

Cadeira ocupada

Frente à suspensão por seis meses do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), determinada na última semana, a ex-senadora Heloísa Helena (Rede-RJ) assumiu nesta terça-feira a cadeira do parlamentar na Câmara dos Deputados. Durante o discurso de posse, a parlamentar – que é ex-aliada do presidente Lula – teceu críticas ao atual governo e prometeu trabalhar “sem conciliação” com o Executivo.

Votação confirmada

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), confirmou para esta quarta-feira a análise do projeto da Dosimetria, que possibilita a redução de penas para condenados nos processos do 8 de Janeiro. Há a expectativa de que o texto, que precisa do aval da Comissão de Constituição e Justiça antes de ir ao Plenário, passe por modificações e demande uma nova análise da Câmara dos Deputados.

Crime em pauta

A CPI do Crime Organizado do Senado recebe nesta quarta-feira o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o secretário de Segurança Pública do estado, Flávio Rogério Pereira Graff. A oitiva dos catarinenses, na condição de convidados, integra a busca de subsídios técnicos e estratégicos para que a comissão possa compreender a atual dinâmica das facções criminosas em diferentes regiões do país, além dos entraves financeiros, legais e operacionais no combate à criminalidade.

Convocação da reserva

Após aprovação com mudanças na Câmara dos Deputados, retornará para análise do Senado o projeto que permite a convocação de policiais militares e bombeiros da reserva remunerada para o serviço ativo. O texto prevê retorno compulsório em situações excepcionais de segurança pública, além da possibilidade de adesão voluntária para funções administrativas, de assessoramento ou defesa civil.

Excesso de faltas

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), acionou o STF nesta terça-feira solicitando a perda imediata do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por excesso de faltas não justificadas. A ação acusa a Mesa Diretora da Câmara de omissão e pede a suspensão dos salários e da verba de gabinete do parlamentar, que reside nos Estados Unidos desde março.

Desenvolvimento farmacêutico

O Senado lançou nesta terça-feira a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Indústria Farmacêutica, sob a presidência do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Com foco na soberania nacional e na segurança sanitária, o colegiado busca fortalecer a produção brasileira de insumos ativos e reduzir a vulnerabilidade do país frente ao mercado externo.

Polícias científicas

Aprovada com 64 votos favoráveis no Senado, segue para apreciação da Câmara dos Deputados a PEC que inclui as polícias científicas entre os órgãos de Segurança Pública do Brasil. A categoria, a cargo dos estados, exerce funções estratégicas como a coordenação de perícias criminais, identificação civil e criminal, além de exames médico-legais.

Medalha Rei Pelé

Ex-capitão da Seleção Brasileira, o jogador Dunga recebeu nesta semana, da Câmara dos Deputados, a Medalha Rei Pelé, em reconhecimento à sua atuação em diferentes projetos sociais. Proponente da homenagem, a deputada Any Ortiz (Cidadania-RS) destaca a participação do atleta no projeto Seleção do Bem 8, que entregou 227 casas a famílias atingidas pelas enchentes no RS.

Posse no TRT-4

O juiz Edson Pecis Lerrer, titular da 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, foi nomeado nesta terça-feira como o novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). Promovido pelo critério de merecimento, o magistrado integrava a lista tríplice para preenchimento da vaga aberta em razão da aposentadoria do desembargador George Achutti.

Escola e agro

Aprovado em novembro pela Assembleia gaúcha, o projeto que institui o programa Escola Amiga do Agro no RS foi sancionado nesta semana pelo governador Eduardo Leite. O texto, apresentado no Parlamento pelo deputado Luciano Silveira (MDB), busca aproximar o ambiente escolar da realidade do campo, promovendo ações educativas que valorizem o agronegócio, a produção de alimentos, a sustentabilidade e a importância do setor agropecuário para a economia gaúcha.

Temporários no DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre convocou 50 profissionais aprovados em cadastro reserva nos concursos de 2024 para o preenchimento de vagas temporárias. As contratações, com previsão de ingresso imediato, buscam reforçar as equipes operacionais e administrativas do Departamento.

Saúde no Legislativo

A Câmara de Vereadores e o SAMU Porto Alegre assinaram nesta terça-feira um acordo de cooperação técnica para fortalecer a saúde e a segurança de servidores e visitantes e ampliar a divulgação do serviço de atendimento móvel de urgência na Capital. A parceria prevê a cessão, em comodato, de um Desfibrilador Externo Automático (DEA) ao Legislativo e a realização de treinamentos em suporte básico de vida e no uso do equipamento para os servidores da Casa. (Por Bruno Laux)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Senado autoriza contratações de crédito internacional para o Rio Grande do Sul
Governo do RS abre consulta pública sobre concessão de loterias estaduais
https://www.osul.com.br/senado-autoriza-contratacoes-de-credito-internacional-para-o-rio-grande-do-sul-2/ Senado autoriza contratações de crédito internacional para o Rio Grande do Sul 2025-12-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar