Quinta-feira, 21 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Senado deve votar ainda este ano a proposta que criminaliza o porte e a posse de drogas

Compartilhe esta notícia:

Texto de autoria do presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é relatado pelo senador Efraim Filho (União-PB)

Foto: Reprodução
(União-PB)

Na esteira das pautas que contrariam as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), o Senado deve votar ainda este ano a proposta que criminaliza o porte e a posse de drogas em qualquer quantidade. O texto, de autoria do presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é relatado pelo senador Efraim Filho (União-PB).

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que versa sobre a posse e o porte de drogas deve ser votada, no Senado, ainda este ano. A previsão é feita pelo relator da PEC, que informou que deverá apresentar o relatório à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) nesta quarta-feira (22).

A votação em plenário deve ocorrer na próxima semana. O texto, no entanto, não deverá apresentar severas modificações do já previsto em lei, com punição para usuários de drogas, sem previsão de prisão, mas adoção de penas alternativas.

A proposta insere na Constituição a previsão de que “a lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal, ou regulamentar”.

O avanço da PEC no Senado é visto como uma forma da Casa marcar posição sobre outro assunto – que na visão de parlamentares – não deveria ser discutido pelo STF. O julgamento na Corte se dá em torno da descriminalização do porte de maconha.

O STF tem placar de 5 a 1 favorável à descriminalização e de 6 a 0 pela necessidade de diferenciar usuário de traficante pela quantidade de droga apreendida. O julgamento foi interrompido em agosto após um pedido de vista do ministro André Mendonça.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Saiba como será a vacinação contra a Covid-19 e a gripe nesta quarta-feira em Porto Alegre
Rio Grande do Sul registra 28 mil pessoas fora de casa em razão das chuvas
Pode te interessar
MAINZEUSMAINZEUSMAINZEUShttps://starazona.com/contacto/MAINZEUShttps://www.dovhlevin.com/https://stitta.ac.id/kontak/MAINZEUSMAINZEUSSLOT ZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUShttps://coavs.edu.pk/faculty/SLOT PULSAMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSULARWINULARWINMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUShttps://coes.dypgroup.edu.in/library/MAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUShttps://sethu.ac.in/seminar/MAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSMAINZEUSJOKER4D>MAINZEUSMAINZEUSWEDE303MAINZEUSBINTANG4DWEDE303LIVETOTOEBTtop111LIVETOTOBETLIVETOTOBETLIVETOTOBETWEDE303JOKER4DWEDE303LIVETOTOBETLIVETOTOBETLIVETOTOBETWEDE303LIVETOTOBET WEDE303WEDE303WEDE303WEDE303WEDE303 LIVETOTOBETLIVETOTOBETLIVETOTOBETLIVETOTOBETLIVETOTOBET BINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4DBINTANG4D SLOT2DSLOT2DSLOT2D JOKER4DJOKER4DJOKER4DJOKER4DJOKER4DJOKER4DJOKER4DJOKER4DJOKER4DJOKER4DJOKER4DJOKER4DJOKER4D https://www.snsrkscollege.ac.in/https://www.leiko.cz/ bokep smabokep smabokep sma