Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Senado elege nesta quarta-feira o sucessor de Renan Calheiros na presidência da Casa

Compartilhe esta notícia:

A votação está marcada para as 16h (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O Senado definirá nesta quarta-feira (1º) quem será o novo presidente que comandará a Casa pelos próximos dois anos e irá suceder Renan Calheiros (PMDB-AL).  Até a noite desta terça-feira (31), somente dois senadores haviam declarado que disputarão a eleição: Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Medeiros (PSD-MT) – os registros das candidaturas podem ser feitos até momentos antes da votação.

Enquanto Eunício, aliado do presidente Michel Temer, é tido entre os senadores como o favorito na disputa, José Medeiros, que sequer conta com o apoio do partido dele, espera conseguir votos de parlamentares descontentes com a concentração do poder do Senado na cúpula do PMDB, formada pelo próprio Eunício, por Calheiros e por Romero Jucá (RR).

A votação está marcada para as 16h e, a poucas horas da definição, alguns partidos, entre os quais o PT, se reunirão ainda na manhã desta quarta para decidir quem apoiarão na disputa.

Articulações

Com o objetivo de garantir o apoio necessário para se eleger presidente do Senado, Eunício Oliveira procurou, ao longo dos últimos meses, os líderes dos principais partidos da Casa. Ele prometeu, por exemplo, ao PSDB – segunda maior bancada da Casa (12 senadores) – a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e dois assentos na Mesa Diretora: a Primeira-vice-presidência e a Quarta Secretaria.

Ao PT, terceira maior bancada (10 senadores), Eunício ofereceu a Primeira Secretaria e o comando de uma comissão do interesse da legenda. Diante dessas negociações, o PSDB aceitou apoiar Eunício, enquanto o PT está dividido e ainda não definiu se irá apoiá-lo ou articulará candidatura própria da oposição. Os senadores de PP, PSD, PTB, DEM e PSB já anunciaram apoio ao candidato do PMDB. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Produção da indústria brasileira fecha 2016 com queda de 6,6%
Supremo volta do recesso à espera do novo relator da Operação Lava-Jato
https://www.osul.com.br/senado-elege-nesta-quarta-feira-o-novo-presidente-que-comandara-a-casa-pelos-proximos-dois-anos-e-ira-suceder-renan-calheiros/ Senado elege nesta quarta-feira o sucessor de Renan Calheiros na presidência da Casa 2017-02-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar