Quinta-feira, 20 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Senador Luis Carlos Heinze: “Proposta da Conabio destrói cadeia da tilápia e os plantios de eucalipto e pinus”

Compartilhe esta notícia:

Senador Luis Carlos Heinze cobra do Ministério do Meio Ambiente a base técnica da proposta. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O senador Luis Carlos Heinze (PP) reiterou, esta semana, que a proposta em discussão na Conabio, propondo o fim da cadeia da tilápia e os plantios de eucalipto e pinus, pode mudar as regras de atividades fundamentais em várias regiões do país.

Segundo o senador, sem estudos claros, diálogo com os setores envolvidos e um plano de transição, o risco é aumentar a insegurança jurídica, travar investimentos e gerar desemprego.

“O Ministério do Meio Ambiente precisa detalhar a base técnica da proposta, os impactos econômicos e as garantias para a produção nacional. Transparência, previsibilidade e diálogo são essenciais para proteger o meio ambiente sem desorganizar cadeias produtivas inteiras”, afirma Luis Carlos Heinze.

Índice de inflação e índices do mundo real

O presidente do IBGE, o gaúcho Marcio Pochmann, tem enfrentado muitas dificuldades com servidores de carreira na gestão do órgão, desde que passou a defender uma leitura mais política para os índices de inflação. O IBGE produz dois dos mais importantes índices de preços: o IPCA, considerado o oficial pelo governo federal, e o INPC. Os índices do IBGE, porém, continuam gerando desconfiança. Um exemplo claro está no choque dos números:

“O instituto aponta o IPCA acumulado de 12 meses em 4,68%. Enquanto isso, a AGERGS, agência reguladora gaúcha, aprovou um reajuste médio de 19,54% na conta de luz da CEEE Equatorial a partir do próximo sábado, dia 22.”

Alceu Moreira acusa IBAMA de “perseguição descarada aos gaúchos”

O deputado federal Alceu Moreira (MDB) criticou a ação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) esta semana, que fiscalizou 8 mil hectares em áreas de supressão dos biomas Pampa e Mata Atlântica no Rio Grande do Sul, durante nova etapa da Operação Campereada. O deputado anunciou que vai buscar esclarecimento oficial do governo em Brasília:

“As multas podem chegar a R$ 7 mil por hectare! Não existe outra definição para o que o Ibama está fazendo com os produtores gaúchos: é perseguição descarada!”, afirma Alceu Moreira.

Em Santa Maria, vereadores tentam fugir do debate da Previdência

Em Santa Maria, o prefeito Rodrigo Décimo (PSD) aceitou o desgaste político da medida e encaminhou à Câmara um projeto de reforma da Previdência, diante da iminente quebra do sistema que garante aposentadorias aos servidores municipais. Os vereadores, com medo do desgaste político, por maioria, decidiram fugir desse debate, em vez de discutir a proposta e propor alterações.

Nessa linha, a Câmara de Santa Maria aprovou, na terça-feira (18), uma moção de apelo ao governo Rodrigo Décimo pela retirada da proposta da Reforma da Previdência. Foram 15 votos favoráveis, inclusive de vereadores da base do governo, e 4 contrários. A moção foi proposta pela vereadora Alice Carvalho (PSOL). O prefeito Rodrigo Décimo reiterou que não vai retirar o projeto e lembrou aos vereadores que cabe ao Legislativo deliberar sobre o tema.

O descalabro na roubalheira do INSS: bebês endividados

A CPMI do INSS tem demonstrado que a ousadia da quadrilha que roubou os aposentados com apoio de influentes políticos no Congresso e no governo não tem limites. O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, confirmou que existem cerca de 763 mil empréstimos consignados ativos que foram feitos por sindicatos e associações em nome de menores de idade e liberados pelo instituto.

Gabriel Souza inaugurando trecho da Interpraias: “Não é só asfalto, é desenvolvimento”

O vice-governador Gabriel Souza (MDB) fez um movimento importante esta semana no Litoral Norte. Em Torres, participou da inauguração da pavimentação da Avenida Interpraias, que foi asfaltada em 2,7 km e contemplou as ruas Paraná, Farias, Minas Gerais e Feliz. A obra faz parte do Programa Pavimenta, que já destinou mais de R$ 600 milhões a 445 municípios gaúchos. Pré-candidato do MDB ao Palácio Piratini, Gabriel Souza definiu o alcance social desse tipo de obra:

“Não é só asfalto. É desenvolvimento, mobilidade, segurança.
O asfalto em pequenos trechos é capaz de grandes mudanças em cada uma das comunidades atendidas. E a da Praia Paraíso foi uma delas”, afirmou o vice-governador.

Secretário Carlos Gomes em Estrela: casas e apoio para empresas

O secretário da Habitação e Regularização Fundiária, deputado federal Carlos Gomes (Republicanos), reforçou o pedido de infraestrutura para a nova área do Reconstrói Estrela e anunciou que está buscando espaço para empresas que precisam recomeçar suas atividades no município.

Carlos Gomes indicou que atualmente existem 108 casas com obras em andamento e que as obras do loteamento popular em Estrela devem voltar em dezembro. (Por Flavio Pereira – @flaviorrpereira)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Felicidade
Consciência negra e cidadã
https://www.osul.com.br/senador-luis-carlos-heinze-proposta-da-conabio-destroi-cadeia-da-tilapia-e-os-plantios-de-eucalipto-e-pinus-2/ Senador Luis Carlos Heinze: “Proposta da Conabio destrói cadeia da tilápia e os plantios de eucalipto e pinus” 2025-11-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar