Quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Por Redação O Sul | 9 de setembro de 2017
Entrar no Congresso escondido, se passar por deputado e ainda sair cumprimentando os “colegas”. Poderia ser uma cena do “CQC” ou até mesmo do “Pânico”, mas foi a forma que a equipe de “1 Contra Todos”, série brasileira da Fox, encontrou para contornar a falta de autorização para gravar no local e garantir cenas da segunda temporada, que estreia nesta segunda-feira.
“Foi cinema de guerrilha. A gente teve que adentrar aqueles portões lá de um jeito brasileiro”, resumiu o ator Júlio Andrade. Na nova temporada, seu protagonista, Carlos Eduardo, encontra um novo propósito na política após passar anos preso injustamente – o que exigiu da produção muitas cenas na capital brasileira.
Na época das filmagens, Júlio ainda não estava no ar como um dos protagonistas da principal série global em cartaz, “Sob Pressão”, o que facilitou bastante a empreitada. “A gente falou ‘Júlio, ninguém te conhece ainda e me conhecem muito menos, vamos entrar disfarçados, cada um entra com um pedaço da câmera e vamos nos passar por turistas no Congresso’”, lembrou o diretor e criador da série, Breno Silveira (“2 Filhos de Francisco”).
O ator e o cineasta conseguiram entrar até no plenário, após convencerem um segurança com a desculpa de que era “só para tirar uma fotinho”. “A gente estava sem a câmera, só com o iPhone mega plus do nosso fotógrafo. Não tinha ninguém trabalhando”, contou Julio. Aproveitando uma ausência do guarda, ele sentou no meio das fileiras, completamente só: “Essa cena entrou. E eu achei incrível, porque foi muita emoção que eu senti ali”.
Mais tarde, a dupla pegou a câmera e se misturou ao movimento do Congresso. “Ele ali de deputado, cumprimentando gente, não sabia nem quem era. E a gente lá, totalmente escondido”, recordou Breno. A farsa, porém, acabou interrompida por um repórter que reconheceu Júlio por seu papel em “Gonzaga – De Pai Para Filho” e gritou “ih, aquele lá é o Gonzaguinha”. “Falei ‘ferrou’. Teve que sair cada um pra um lado, fugindo da segurança. E foi assim que a gente filmou as cenas que vocês vão ver nos episódios”.
Júlio também passou por uma situação inusitada quando a equipe tentou filmá-lo passando pela entrada destinada aos deputados que chegam de carro. “Me largavam de carro, eu entrava e já tinha uma pessoa me parando. ‘Onde o senhor vai?’ Então… e saía fora”. Breno, porém, pediu que o ator repetisse a cena. “Mas de novo vou encontrar a mesma pessoa? Aí saía lá e ele dizia ‘qual que é, senhor?’”, lembrou Julio, arrancando risos dos convidados que acompanharam a pré-estreia da temporada, em São Paulo.
“Isso com uma câmera escondida dentro do carro, ele tendo que fazer duas ações iguais”, completou o cineasta. “Autorização a gente não teve e está lá. Vocês vão ver Brasília direto e esse cara trabalhando dentro do Congresso sozinho”. (Uol)