Domingo, 14 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Setenta e seis pontos são próprios para banho no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Todos os pontos receberão placas informativas, identificando a condição de banho – própria ou imprópria. (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) iniciou a divulgação do resultado das análises da balneabilidade de águas e balneários do Estado. Neste primeiro boletim, dos 90 pontos de coleta, 76 constam como próprios e 14 como impróprios.

Atualmente, estão em condição imprópria para banho os seguintes pontos:

– Jaguari: Balneário Fernando Schilling – rio Jaguari

– Pedro Osório: Balneário no rio Piratini

– Pelotas: Balneário Valverde – Trapiche

– Pelotas: Balneário Valverde – av. Joaquim Augusto de Assunção

– Pelotas: Balneário Santo Antônio – rua Bagé

– Pelotas: Balneário Santo Antônio – av. Rio Grande do sul

– Pelotas: Balneário Santo Antônio – restaurante

– Pelotas: Balneário Santo Antônio – hotel

– Pelotas: Balneário dos Prazeres – em frente à estátua de Iemanjá

– Santa Maria: Balneário Passo do Verde – rio Vacacaí

– Santiago: Balneário Distrito Ernesto Alves – rio Ibicuí

– São Francisco de Assis: Balneário Poço das Pedras – arroio Inhacundá

– São Francisco de Assis: Balneário de Jacaquá – rio Ibicuí

– Tapes: Balneário Rebelo – Laguna dos Patos.

“Mesmo durante o período de pandemia e de restrições aos veranistas, o Balneabilidade seguirá divulgado normalmente porque é um importante serviço aos gaúchos há 40 anos”, afirma a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann.

Além das coletas e análises do laboratório da Fepam em parceria com a equipe da Regional nos balneários do Litoral Norte, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) realiza a atividade na praia do Laranjal e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nos demais balneários do Estado.

Todos os pontos receberão placas informativas, identificando a condição de banho – própria ou imprópria. Os resultados também estarão disponíveis pelo web aplicativo.

O Balneabilidade é realizado desde o verão 1979/1980 e integra o projeto RS Verão Total do governo do Estado. Os resultados das análises serão divulgados todas as sextas-feiras, até o dia 26 de fevereiro. O projeto é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam e obedece a Resolução Conama 274/2000.

Operação RS Verão Total

Com ações direcionadas à segurança dos gaúchos durante o veraneio, o governo do Estado anunciou na última semana a Operação RS Verão Total 2020/2021. Além de garantir guarda-vidas, reforço de policiais, fiscalização nas estradas, monitoramento semanal da qualidade das águas e chuveirinhos em balneários e praias, entre outros serviços, o foco desta edição é a prevenção à covid-19.

Justamente por causa da pandemia, a tradicional cerimônia de abertura da operação, no litoral, foi cancelada. Ainda assim, neste sábado (19), o governo iniciou o reforço dos serviços dos mais de 30 órgãos estaduais em todo o litoral gaúcho, norte e sul, além de águas doces, que se encerra em 28 de fevereiro.

Entre as medidas da Operação RS Verão Total estão a antecipação para este ano de R$ 6 milhões para reforçar o enfrentamento à covid-19 em 46 municípios dos litorais norte e sul, da Serra e da Fronteira, que terão aumento de fluxo ao longo dos próximos meses. O objetivo é garantir o atendimento em unidades básicas de saúde, hospitais e Samu e de ações de prevenção ao contágio do coronavírus.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Com mais 65 mortes por coronavírus, o Rio Grande do Sul chega a 8.072 vítimas fatais da doença
O governo do Estado antecipou incentivos de 68 milhões de reais a hospitais gaúchos, o que deve auxiliar no pagamento do 13º salário
Pode te interessar