Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Setor de serviços brasileiro cresce 0,1% em maio

Compartilhe esta notícia:

Esse foi o maior resultado mensal da série histórica iniciada em janeiro de 2011. (Foto: Divulgação)

O volume do setor de serviços do País ficou praticamente estável em maio. A atividade cresceu 0,1% frente a abril na série sem ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira (13) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em abril, o indicador havia subido 1%, melhor resultado em quatro anos, após uma queda de 2,6% em março.

Frente ao mesmo mês do ano passado, o setor teve retração de 1,9%, o menor resultado desde abril de 2015, quando o indicador recuou 5,7%. Com isso, a taxa acumulada no ano até maio recuou 4,4%. Em 12 meses, a retração do setor é de 4,7%, segundo o IBGE.

Já a receita nominal do setor em maio subiu 0,3% frente a abril, na série sem influências sazonais, mas subiu 3,9% na comparação com maio do ano anterior, também sem ajuste sazonal. No ano, a receita da atividade foi positiva em 1,3% e, em 12 meses, em 0,4%.

Estados que mais tiveram destaque

Amazonas (6,2%), Rio Grande do Sul (4,1%) e Mato Grosso (3,2%) tiveram as maiores variações positivas. No que se refere aos resultados regionais do setor de serviços em maio, com ajuste sazonal, as maiores variações positivas de volume, em relação a abril, foram registradas no Amazonas (6,2%), Rio Grande do Sul (4,1%) e Mato Grosso (3,2%). As maiores variações negativas foram observadas em Roraima (-5,3%), Rondônia (-4,8%) e Distrito Federal (-4,6%).

Quanto aos resultados sem ajuste sazonal, na comparação com igual mês do ano anterior, Mato Grosso, com 8,6%; Paraná, com 6,9%; e Rio Grande do Norte, com 2,7%; tiveram as maiores variações positivas. As maiores variações negativas foram registradas em Rondônia, com -20,4%; Amapá, com -18,5%; e Roraima, com -16,9%.

Pernambuco (0,8%), Espírito Santo (0,5%) e Ceará (0,3%) tiveram variações positivas nas atividades turísticas. Em termos regionais, analisando-se os resultados de volume, na série livre de influências sazonais das atividades turísticas, segundo as unidades da Federação selecionadas, as variações positivas, por ordem de variação, foram as seguintes: Pernambuco (0,8%), Espírito Santo (0,5%) e Ceará (0,3%). As variações negativas foram registradas no Rio de Janeiro (-5,4%), Paraná (-3,7%), Distrito Federal (-2,7%), Minas Gerias (-2,1%), Santa Catarina (-2,0%), Bahia (-1,5%), São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás (todos com -0,5%).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior sem ajuste sazonal, as variações positivas foram as seguintes: Pernambuco (10,1%), Goiás (7,8%), Santa Catarina (5,0%) e São Paulo (0,9%). As variações negativas foram as seguintes: Rio de Janeiro (-22,0%), Distrito Federal (-17,4%), Espírito Santo e Rio Grande do Sul (ambas com -10%), Paraná (-4,6%), Minas Gerais (-4,4%), Ceará (-0,3%) e Bahia (-0,1%).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo gaúcho lança hoje Programa de Incentivo às Pequenas Centrais Hidrelétricas
Torcedor do Palmeiras morre após ser esfaqueado por corintianos depois de jogo pelo Campeonato Brasileiro
https://www.osul.com.br/setor-de-servicos-brasileiro-cresce-01-em-maio/ Setor de serviços brasileiro cresce 0,1% em maio 2017-07-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar