Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Simulador para tirar carteira de motorista volta a ser exigido

Compartilhe esta notícia:

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu adotar os simuladores em 2010, motivado por um pacto na ONU (Organização das Nações Unidas) para redução nas mortes em acidentes de trânsito. (Foto: Reprodução)

Quem quiser tirar carteira de motorista categoria B, para dirigir carros de passeio, agora tem que fazer aulas em simuladores de direção.

Para fazer a prova, o candidato precisa ter, no mínimo, 20 horas de aula prática em um carro e cinco horas no simulador. O problema é que está difícil encontrar autoescola com o equipamento. O Brasil tem hoje 12,5 mil autoescolas. Mas só 3,5 mil têm aulas com os simuladores.

Histórico
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu adotar os simuladores em 2010, motivado por um pacto na ONU (Organização das Nações Unidas) para redução nas mortes em acidentes de trânsito. Mas foi adiando o prazo até desistir da ideia em junho de 2014. Os defensores dizem que é positivo que condutores aprendam a enfrentar situações complexas, como dirigir com aquaplanagem, antes de iniciar as aulas na rua.

Os críticos, porém, dizem que os modelos disponíveis são caros e que a obrigatoriedade dificulta o acesso à habilitação, pois as autoescolas repassam os custos aos candidatos. Alguns especialistas questionam ainda a eficácia pedagógica dos simuladores. (AG e Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Professor condenado por terrorismo avisa que deixará o Brasil
Nova lei amplia poder dos advogados em investigações em andamento
https://www.osul.com.br/simulador-para-tirar-carteira-de-motorista-volta-a-ser-exigido/ Simulador para tirar carteira de motorista volta a ser exigido 2016-01-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar