Sábado, 03 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Sítio em Novo Hamburgo oferece imersão em línguas estrangeiras

Compartilhe esta notícia:

Crédito: Divulgação

Vamos dizer que você sempre teve vontade de conversar em alguma língua estrangeira, mas ainda não pode viajar para o exterior. Ou então você já entende tudo o que escuta em outra língua, mas não tem certeza de que conseguiria falar. Talvez tenha vergonha de sair por aí tagarelando em outro idioma. Para essas situações e tantas outras possíveis, a solução pode estar em um sítio, logo ali em Novo Hamburgo. Pode parecer difícil de imaginar, contudo o The Fools é o local perfeito para quem quer se comunicar em um idioma estrangeiro, mas com uma ajudinha de profissionais.

The Fools é o nome dado pelo grupo de jovens que criou essa divertida imersão em línguas, que acontece no Sítio Pé na Terra, em edições de três, quatro ou cinco dias. Após um processo criativo em conjunto, Milena Escarrone, Lourenço da Rosa e os irmãos Diego, Leonardo e Eduardo Alano, com a ajuda do tio Ananta Alano, dono do sítio, deram início ao programa, em agosto de 2013.

12928400_10154011925874654_2101691439444364936_nMas então você pensa, “o que vamos fazer em um sítio (sem sinal de telefone) por tantos dias?”. A verdade é que até falta tempo. A criatividade dos responsáveis pela imersão surpreende. São dezenas de atividades oferecidas aos participantes durante o dia todo. Elas começam logo após o café da manhã e só param no jantar. São expostos em um painel algumas alternativas para que o participante escolha qual mais lhe interessa. As ideias são as mais diversas: desde práticas na rua, como trilhas ou jogos, até aulas mais técnicas para aprimorar ainda mais o inglês, ou as mais diversas oficinas – que vão de artesanato até danças.

Por outro lado, nada disso é obrigatório. Os instrutores deixam claro que cada um é livre para escolher suas atividades ou ainda, se preferir, aproveitar o sítio para relaxar, ler um livro, passear. No entanto, é através das atividades em grupo que se “solta o verbo”. O resultado do empenho investido nas atividades é sentido a cada hora que passa, a cada nova conversa que o participante se vê inserido e se surpreende ao se ouvir falando. Aliás, o português é proibido!

Localizado no distrito de Lomba Grande, no interior de Novo Hamburgo, o sítio é mais do que a sede do The Fools. Há mais de 25 anos, o Pé da Terra faz parte de uma cooperativa que planta e distribui alimentos orgânicos. Por esse envolvimento próximo com os alimentos, o The Fools também garante aos participantes um cardápio especial, em que praticamente tudo o que se come nas refeições são produtos obtidos na própria região. E todos os momentos de sentar à mesa acabam sendo tão marcantes quanto as atividades. Coordenada por Déborah Abend, a cozinha prepara o café da manhã, almoço e janta, e ainda garante lanchinhos que ficam à disposição do grupo durante todo o dia.

12140788_10154011925419654_4060465849370733827_n

Crédito: Divulgação

Ainda com o mesmo espírito que começou em 2013, quando as imersões eram apenas em inglês, o grupo agora oferece imersões em espanhol, alemão, francês e italiano. Todos os instrutores do The Fools já tiveram a experiência de morar no exterior e têm o inglês afinadíssimo. No entanto, todas as edições contam com a presença de pelo menos um instrutor estrangeiro, além dos participantes gringos que também aparecem por lá.  “Se você viaja pelo Brasil, pode acabar ficando um pouco ‘cansado’ de ver praias. O sítio do The Fools é uma ótima oportunidade de mudar de ambiente e explorar outro Brasil. Ainda mais com brasileiros envolvidos com agricultura, carpintaria e tantas outras atividades”, afirma Dasha Novakovskaya, que participou de imersões em março e também aproveitou por trabalhar temporariamente no Pé na Terra. “Os instrutores são mais de 30 pessoas, de mais de nove nacionalidades”, destaca Diego. Em apenas uma imersão – a qual a repórter participou a convite do programa -, no mês de março, estavam cinco estrangeiros: Dasha e a também russa, Sonia, a espanhola Alicia, sócia do The Fools, a indiana Ash e a britânica Alexia.

“Foi muito melhor do que imaginava. Comida boa demais, o lugar é lindo e nos permite uma imersão na natureza também, as pessoas são queridas, atenciosas, animadas e o fazem se sentir em casa. Sem contar as surpresas e atividades divertidíssimas”, conta a analista de sistemas, Jaqueline Morais, que passou por sua primeira imersão no mês de março.

12400713_10154011926064654_7541493520896802806_n

Crédito: Divulgação

Para muitas pessoas que se tornam “Fools”, uma imersão apenas não é suficiente. É o caso da professora de inglês, Carla Volkart. “Enquanto educadora, uma das mais assertivas decisões foi incentivar e organizar um grupo para a imersão do The Fools. E então organizar pela segunda, terceira e quarta vez. Ver a motivação dos meus alunos e a maneira como se envolvem em cada atividade proposta e como se sentem confiantes em suas tentativas, é realmente gratificante, faz todo o meu trabalho valer a pena e me faz orgulhosa de minha escolha profissional”, diz ela.

As imersões ocorrem em edições de final de semana – de sexta-feira às 19h até às 14h do domingo – ou ainda imersões de quatro e cinco dias. Os alojamentos ficam, obviamente, no próprio sítio e são muito confortáveis. O participante pode escolher previamente entre ficar em um quarto duplo ou um quarto com seis pessoas – dormitórios femininos ou masculinos.

Cada imersão permite, no máximo, 40 participantes, mas isso é por pouco tempo. “A proposta de ampliação está prevista para aumentar a capacidade máxima para 75 pessoas nos próximos anos”, revela Diego. “Os Fools são profissionais. Eles criam um ambiente de aprendizagem não da maneira tradicional, mas através de alegria e diversão”, explica Dasha.

The Fools pelo mundo.

O programa agora expande suas fronteiras. A capital inglesa, Londres, será a sede de duas imersões que ocorrem em julho e agosto deste ano. Uma delas terá duas semanas (16 a 31 de julho) e a outra, quatro semanas (16 de julho a 13 de agosto). O plano é o mesmo colocado em prática no sítio Pé da Terra, mas com o cenário londrino. Os participantes poderão escolher para onde irão se deslocar para realizar a atividade que escolheram. O difícil vai ser escolher entre opções como aulas de fotografia profissional pelos lindos cantos da cidade, visitar restaurantes famosos para aulas de culinária, visitar locais de Londres que só os nativos conhecem, entre muitas outras – sempre acompanhados de um instrutor.

Tudo indica que o The Fools ainda tem um caminho muito longo pela frente, já que o mais novo Fools, o Noah, filho de Eduardo e Alicia, já participa ativamente das imersões. Ele convive com três idiomas desde que nasceu. Aliás, coincidência ou não, hoje, 1º de abril, dia dos Fools ou “bobos”, em português, Noah completa 1 aninho.

Para os interessados em participar, acesse o site. “Vai além de apenas uma imersão em línguas, é uma experiência fantástica. Conhecer pessoas e fazer novos amigos foi uma das melhores partes do programa pra mim”, exalta Jaqueline, e ainda recomenda: “Be prepared!”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Finalmente Lula escapou do juiz Sérgio Moro
Juíza que ia ser queimada viva em seu gabinete promete que não vai abandonar a profissão
https://www.osul.com.br/sitio-em-novo-hamburgo-oferece-imersao-em-linguas-estrangeiras/ Sítio em Novo Hamburgo oferece imersão em línguas estrangeiras 2016-04-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar