Domingo, 16 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de novembro de 2025
Esse é o quinto título de Rayssa na etapa carioca do STU.
Foto: Pablo Vaz/STURayssa Leal é campeã do STU Pro Tour Rio de Janeiro, no skate street. Duas vezes medalhista olímpica, aos 17 anos ela venceu a competição internacional na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, neste domingo (16). Esse é o quinto título de Rayssa na etapa carioca do STU.
Com Rayssa campeã com a nota 75.69, o pódio ainda contou com a australiana Chloe Covell (70.55) e a holandesa Keet Oldenbeuving (58.78). As skatistas Gabriela Mazetto, Maria Lucia e Isabelly Avila, todas brasileiras, foram as outras competidoras desta final.
“Tô feliz demais, emoção muito grande, emoção estar em casa, no Brasil. Acertei minhas voltas, estou muito feliz. A vontade de vencer nunca passa. A gente vai pro Super Crown mais forte ainda”, disse Rayssa, já projetando a próxima competição, em 7 de dezembro.
Finalista olímpica em Paris 2024 e hoje com 15 anos, Chloe Covell começou a disputa com um nota alta e colocou pressão para as outras cinco skatistas na primeira volta (70.55). Mas a primeira rodada foi fechada por Rayssa Leal e a brasileira alcançou 75.69, superando a australiana. Somente as duas foram perfeitas na apresentações iniciais.
Ainda quando Chloe estava na segunda volta, uma chuva fraca começou no Rio de Janeiro. Com erro na última manobra, a australiana ficou com 66.49. E a final seguiu. Maria Lucia errou. Isabelly também. Então Gabi melhorou a nota e foi quem mais se aproximou da holandesa (58.78), que se mantinha na terceira colocação (55.23). No fim da segunda volta, Rayssa caiu e não melhorou a nota.
Entre as brasileiras, além de Rayssa, o melhor desempenho foi de Gabriela Mazetto, que terminou em quarto lugar.
Antes da terceira e decisiva volta, a chuva permaneceu, mesmo fraca, e paralisou a competição. Funcionários secaram a pista com rodos e toalhas. No retorno, a australiana teve quedas na volta decisiva, deixou a competição chorando e viu o título nas mãos de Rayssa Leal.
A final reuniu seis skatistas, cada uma com três voltas de 45 segundos, além de 15 segundos para Best Trick. A terceira volta pôde ser repetida, e apenas a melhor nota geral foi contabilizada.
Classificação final – Street Feminino
– Rayssa Leal (BRA) – 75,69;
– Chloe Covell (AUS) – 70,55;
– Keet Oldenbeuving (HOL) – 58,78;
– Gabriela Mazetto (BRA) – 55,23;
– Maria Lucia (BRA) – 40,50;
– Isabelly Ávila (BRA) – 33,83.