Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de setembro de 2015
O Reino Unido fornecerá 150 milhões de dólares adicionais para aliviar a “crise humanitária” síria e acolherá milhares de outros refugiados, anunciou nesta sexta-feira seu primeiro-ministro, David Cameron, sob pressão dentro e fora de seu país para responder ao drama.
“Hoje posso anunciar que forneceremos outros 100 milhões de libras [153 milhões de dólares], elevando nossa contribuição total a mais de um bilhão de libras, ou seja, a maior resposta já dada pelo Reino Unido a uma crise humanitária”, afirmou Cameron em Madri.
A maior parte desta contribuição adicional, 60 milhões de libras, estará destinada “a ajudar os sírios que ainda estão na Síria” e “o resto irá para países vizinhos”, como Turquia, Jordânia e Líbano, explicou ao término de uma reunião com seu colega espanhol, Mariano Rajoy.
Mais de 4 milhões de sírios fugiram da guerra desde sua explosão, em 2011, e a grande maioria se refugiou nestes três países, enquanto outros se lançam em perigosas viagens tentando entrar na União Europeia.
Poucas horas antes, no vizinho Portugal Cameron havia anunciado que abrirá seu país a muitos outros refugiados sírios, embora não tenha fornecido números até o momento.
“Diante da magnitude da crise e do sofrimento das pessoas, hoje posso anunciar que faremos mais, fornecendo reassentamento para milhares de refugiados sírios”, declarou aos jornalistas em Lisboa.
Londres aceitou 216 refugiados sírios no último ano e 5.000 sírios receberam asilo político no país desde 2011, muito menos que o concedido por França, Alemanha ou Suécia.