Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Sobe para 96 o número de vítimas de terremoto no Sul do México

Compartilhe esta notícia:

Abalo foi considerado o mais intenso em um século no país. (Foto: Reprodução)

O governo do México informou nessa segunda-feira que o número oficial de mortos pelo terremoto no Sul do país subiu para 96, após a confirmação de mais vítimas do desastre nos Estados de Oaxaca e Chiapas. A secretaria de Relações Exteriores acrescentou que a ocorrência do sismo e a passagem do furacão Katia obrigaram as autoridades a retirarem a sua oferta de ajuda para a cidade de Houston, no Estado do Texas (EUA), afetada pelo furacão Harvey. A passagem do Katia pelo México deixou dois mortos.

O diretor da defesa civil em Chiapas, Luis Manuel García, disse que o número de mortes no estado subiu de 15 para 16. O governo de Oaxca, Alejandro Murat, afirmou ao canal Milenio Televisión que o terremoto fez 76 vítimas no local. As autoridades ainda relataram quatro mortos no Estado de Tabasco, na costa do Golfo do México.

Autoridades dos Estados Unidos agradeceram a oferta de ajuda aos afetados pelo Harvey e afirmaram que somente precisavam de ajuda logística. A Cruz Vermelha mexicana disse que voluntários auxiliam nos trabalhos de socorro em Houston. O governo mexicano assegurou que os seus recursos serão destinados aos dois desastres que afetaram o país.

Cerca de 5 mil casas em Chiapas ficaram completamente destruídas. As autoridades seguem inspecionando nesta segunda-feira as residências em Oaxaca, onde se espera que o número de lares danificados aumentem. As forças de segurança, com pás e marretas, atravessavam bairros demolindo edifícios fortemente deteriorados. Os voluntários nas comunidades que foram menos afetadas ajudavam a distribuir água, roupas e prestavam assistência aos moradores.

O terremoto, o mais intenso em um século no país, deixou cerca de 2,5 milhões de pessoas necessitadas de ajuda. O furacão Katia também assolou o Estado de Veracruz, no Golfo do México, neste final de semana, e as chuvas fortes sobrecarregaram os serviços de emergência.

O tremor ocorreu às 23h49min locais de quinta-feira, perto da localidade de Tonalá (Chiapas), no Pacífico, a cerca de 100 km da costa. A Cidade do México, devastada em 1985 por um terremoto de 8,1 graus que deixou mais de 10 mil mortos, chegou a sentir o tremor, mas saiu ilesa.

Ao menos 190 réplicas de tremor ocorreram desde então, sendo a mais forte delas de 6,1, segundo o Serviço Sismológico Nacional mexicano. Por conta do terremoto, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alerta de possíveis ondas de até quatro metros de altura nos países do México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.

Potência

De acordo com a secretária do Colégio de Geólogos da Espanha, Nieves Sánchez Guitián, o terremoto liberou uma energia equivalente à explosão de 32 mil bombas atômicas como Hiroshima ou de 416 milhões de toneladas de dinamite.

O tremor derrubou casas e hotéis, interrompendo o fornecimento de energia em diferentes regiões do México para cerca de 1,3 milhão de pessoas, segundo o presidente Enrique Peña Nieto. No entanto, o sistema elétrico voltou horas depois, na sexta-feira. Após o terremoto, onze estados suspenderam aulas diante da necessidade de verificação do estado das instalações para os alunos pelas autoridades.

Conforme o secretário de Comunicações e Transportes, Gerardo Ruiz Esparza, em Chiapas, foram registrados deslizamentos de terra nas estradas Cintapala-Tuxtla, Arriaga-Ocozocuautla e Tuxtla-San Cristóbal.

Pelo Twitter, Peña Nieto, disse que o tremor foi o mais forte a atingir o país em 100 anos: “De acordo com a última atualização, o #sism teve uma magnitude de 8,2 graus, é o mais intenso em quase um século”, escreveu o presidente.

Enquanto o México ainda lidava com os resultados do enorme terremoto que atingiu o país, duas pessoas morreram num deslizamento de terra provocado pela tempestade Katia, que enfraqueceu rapidamente após tocar o continente na noite de sexta-feira, embora o governador de Veracruz, Miguel Ángel Yunes, tenha dito que o fenômeno deixou 70 mil pessoas sem energia elétrica e causou prejuízos em 53 das 212 cidades do Estado do Golfo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Jurassic World é acusado de usar termo racista em filme
Energia elétrica deve subir 43% neste ano
https://www.osul.com.br/sobe-para-96-o-numero-de-vitimas-de-terremoto-no-sul-do-mexico/ Sobe para 96 o número de vítimas de terremoto no Sul do México 2017-09-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar