Quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de novembro de 2025
Um vídeo recente da apresentação do Disney On Ice na Argentina viralizou nas redes sociais ao mostrar o príncipe Eric levantando Ariel (do filme “A pequena sereia”). Foi quando o ator que interpreta o príncipe perdeu a peruca e revelou uma careca bem saliente e lisa. Houve quem disse que ele perdeu “o encanto”. Mas uma grande parte dos comentários foi de que ali estavam representados os “príncipes da vida real”, que os “carecas são os melhores” e que esse tipo de homem “é que faz as mulheres mais felizes”.
O posicionamento dos fãs da Disney nas redes simbolizou uma nova realidade, a dos carecas assumidos, sem truque para esconder o couro cabeludo sem cobertura. A nova moda chegou a inspirar recentemente, uma marca de barbeadores elétricos, que elegeu os carecas mais sexy do mundo. Na lista, o príncipe de Gales, William, o rapper Pitbull, Michael Jordan e Vin Diesel.
Uma pesquisa recente encomendada pelo site britânico Illicit Encounters mostra que homens que não têm cabelos são vistos como mais atraentes do que homens cabeludos. No estudo, especialistas perguntaram a 2 mil mulheres sobre as características que elas acham mais atraentes nos homens. Em primeiro lugar, para 42% das entrevistadas, está o porte físico musculoso e, em segundo lugar (40%), está a falta de cabelo.
Outros estudos já mostraram que a calvície em homens é vista como uma forma “não ameaçadora de dominância social”. Eles são considerados mais maduros socialmente, inteligentes, educados e honestos, em comparação aos homens com muito cabelo.
No Brasil, entre os nomes que mais aparecem quando se fala de homens carecas sexy estão: o nadador Fernando Scherer (Xuxa), os atores Thiago Abravanel e Welder Rodrigues, o filósofo Leandro Karnal, e o empresário Rafael Zulu.
“Desde a minha adolescência, sempre tive homens carecas na televisão para me inspirar, como o Bruce Willis”, relembrou o humorista Welder Rodrigues.
Cuidados
Mesmo com a crescente procura de homens por clínicas e profissionais no intuito de reverter a perda de cabelo, há também um aumento de homens que exibem suas carecas com orgulho. Mas existe um jeito certo de cuidar delas? Deixá-las brilhando ou com uma aparência mais lisa? A resposta é que há, sim, recomendações. E é preciso bastante cuidado.
Segundo dermatologistas, a pele da careca é uma extensão da própria pele, e ela pode ser mais oleosa ou seca dependendo de cada pessoa, porém, ela costuma ser mais fina na parte da frente da cabeça (perto da testa) e mais grossa na parte de trás (quase na nuca). É uma área que costuma ser mais sensível do que a pele do rosto pela exposição direta a fatores externos, como, o frio, a chuva, e, principalmente, o sol. Isso pode aumentar o risco de alergias, irritações e câncer de pele.
“As pessoas precisam entender que a principal função do cabelo é a proteção direta contra o sol. Sem essa proteção, elas precisam ter cuidados específicos, uma vez que há uma grande incidência de câncer de pele em homens carecas”, afirma a dermatologista Violeta Tortelly, coordenadora do Departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ).
Filtro solar
Segundo a especialista, os homens devem passar filtro solar todos os dias em suas carecas.
“Costumo indicar aqueles mais aquosos, que não deixam a careca branca ou os fios dos calvos mais melados, mas pode ser qualquer um, desde que eles passem. Os carecas costumam ter essa falta de cuidado diária que acaba levando a lesões, machucados e possível câncer de pele no futuro”, diz a dermatologista.
Além do protetor solar, Tortelly afirma que é importante passar xampu ou até mesmo sabonetes mais leves para pele sensível no couro cabeludo. E, após o banho, um hidratante para dar um aspecto de brilho e limpeza.
O dermatologista Alberto Cordeiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirma ainda que o mesmo passo a passo que as pessoas fazem para a skin care facial pode ser repetido para o couro cabeludo. Além do sabonete durante o banho, o protetor solar e o hidrante à noite, antes de dormir, é recomendado ainda passar um creme anti-idade para prevenir e reduzir os sinais visíveis de envelhecimento na pele, como linhas finas, rugas, manchas, perda de firmeza e elasticidade.
Os dois dermatologistas ainda lembram que além dessas proteções, a proteção física, como chapéu e bonés, também é importante. E ressaltam que no caso de identificar qualquer aspereza, lesão, machucados, ou manchas suspeitas deve-se procurar um médico dermatologista para fazer uma avaliação e identificar o motivo da erupção. As informações são de O Globo.