Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência SpaceX lança nave em missão de suprimentos pela Nasa

Compartilhe esta notícia:

Nova versão da nave tem como destino a Estação Espacial Internacional. (Foto: Reprodução)

A SpaceX lançou nesta segunda-feira (7) a espaçonave Cargo Dragon 2 para a Estação Espacial Internacional (ISS) em uma missão oficial para os Serviços de Reabastecimento Comercial (CRS-21) da Nasa (a agência espacial  norte-americana). Essa é a primeira vez que a nave modificada voa para o espaço, já que ela é a segunda versão de sua série derivada da Dragon original. Também é a primeira vez que a SpaceX está transportando comercialmente para a Nasa.

A missão CRS-21 estreia a ida da Cargo Dragon da SpaceX para a ISS, com um aumento de volume de 20% em relação à sua antecessora, o que também lhe permite dobrar a quantidade de carga “motorizada”. Esta carga é sensível à temperatura necessária para experimentos científicos na estação espacial e requer condições específicas e controladas para seu armazenamento.

A nave teve sua durabilidade e capacidade de reutilização aumentada em relação à primeira geração da Cargo Dragon da SpaceX. Ela será capaz de permanecer na estação espacial por até 75 dias e pode ser reutilizada até cinco vezes, de acordo com a diretora de Dragon Mission Management da SpaceX, Sarah Walker. O veículo também é o primeiro da SpaceX capaz de acessar a nave usando o braço de acesso da tripulação, permitindo melhor flexibilidade para carregar a nave no Kennedy Space Center.

Quando retornar, a Cargo Dragon 2 irá cair no Oceano Atlântico, o que permite que ela seja reutilizada para outros lançamentos. As cargas úteis da Cargo Dragon que estão sendo levadas para a Estação Espacial Internacional incluem uma eclusa de ar totalmente nova. Ela deverá fornecer cinco vezes a capacidade da atual eclusa de ar da ISS, que é usada para lançar pequenos satélites ao espaço.

Outras cargas úteis da espaçonave incluem objetos de pesquisas sobre o câncer e sobre o efeito do espaço nos tecidos humanos. No retorno, ela vai trazer outras cargas úteis, incluindo um componente de esteira para os astronautas se exercitarem, uma válvula para o sistema de remoção de dióxido de carbono da estação e uma unidade de armazenamento a frio, entre outros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Nasa diz que os próximos astronautas na Lua devem trazer 85 quilos de amostras
Maior iceberg do mundo é registrado em voo militar
https://www.osul.com.br/spacex-lanca-nave-em-missao-de-suprimentos-pela-nasa/ SpaceX lança nave em missão de suprimentos pela Nasa 2020-12-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar