Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil STF confirma responsabilidade objetiva de empresas por acidentes de trabalho

Compartilhe esta notícia:

Renda do trabalhador cai quase 10% em um ano. (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

A partir de agora, as empresas podem ser responsabilizadas de forma objetiva por acidentes de trabalho. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (05), pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O entendimento já é aplicado pela Justiça do Trabalho, mas a decisão da Corte pretende pacificar a questão, pois há diversas decisões divergentes em todo o país.

Na decisão, por sete votos a dois, a maioria dos ministros entendeu que o trabalhador em atividade de risco tem direito a indenização civil, independentemente da comprovação de culpa da empresa na Justiça. A decisão do STF foi baseada no voto do ministro Alexandre de Moraes. Para o relator, a regra é responsabilização subjetiva, mas, excepcionalmente, a comprovação da culpa direta por parte da empresa em casos de atividades de risco, como transporte de inflamáveis, contato com explosivos e segurança patrimonial, pode ser reconhecida, de acordo com o Código Civil.

Motivação

O caso que motivou o julgamento trata de um vigilante de uma empresa de transporte de valores que passou a sofrer de problemas psicológicos após ser assaltado enquanto carregava um carro-forte com malotes de dinheiro. A sentença de primeira instância garantiu ao vigilante direito de receber uma indenização mensal pelas perturbações causadas pelo assalto. Insatisfeita com a decisão, a empresa de valores recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e depois ao Supremo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Tratamentos antienvelhecimento com ozônio: conheça o novo queridinho das celebridades
Procon divulga levantamento sobre preço da gasolina com variação de até 45 centavos
https://www.osul.com.br/stf-confirma-responsabilidade-objetiva-de-empresas-por-acidentes-de-trabalho/ STF confirma responsabilidade objetiva de empresas por acidentes de trabalho 2019-09-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar