Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Sucessos na literatura, “mistérios aconchegantes” se consolidam no audiovisual; confira os maiores sucessos

Compartilhe esta notícia:

Séries como "Depois da festa" e "Only murders in the building" e filmes como "Mistério em Paris" (foto) são exemplos. (Foto: Divulgação/Netflix)

Numa festa para celebrar 15 anos de formatura do colégio, o anfitrião, o mais bem-sucedido dos ex-alunos, cai misteriosamente da varanda de sua mansão, e os convidados viram suspeitos do possível crime. Na hora do depoimento, a conversa foge do convencional: as lembranças são contadas em forma de gêneros cinematográficos. Há quem veja os fatos como comédia, outros como drama, ou musical. Esta foi a premissa de “Depois da festa”, série da Apple TV+, cuja recém-lançada segunda temporada promete um desenrolar semelhante ao da primeira — já começa com um noivo assassinado na festa de casamento.

Sem o sangue e a violência características dos thrillers e true crimes, mas com o indefectível “quem matou?” no ar, “Depois da festa” faz parte de uma nova leva de “cozy mystery”, ou “mistério aconchegante”, que vem fazendo sucesso no conforto do streaming. Além de não terem carga dramática, apostam na risada: todas têm um forte apelo de comédia. Fazem parte da onda séries como “Only murders in the building” (Star+) e “Bad sisters” (Apple TV+) e filmes como “Glass Onion: um mistério Knives Out” e “Mistério em Paris” (ambos da Netflix). Este último, aliás, está no ranking dos filmes mais vistos da plataforma cinco semanas após seu lançamento.

“Estas produções trazem uma abordagem nova e moderna ao gênero de ‘mistério aconchegante'”, diz a jornalista e escritora americana Tara Lush, que escreve no blog sobre literatura policial “Crime reads”.

Tara gosta de citar “Only murders in the building” como um exemplo chave de sucesso da nova abordagem desse gênero. Exibida no Brasil pelo Star+, a série é protagonizada por dois idosos (Martin Short e Steve Martin) e uma jovem millennial (Selena Gomez), que resolvem criar um podcast de true crime sobre um assassinato que aconteceu no prédio onde moram. A terceira temporada, que estreia em agosto, vai ganhar o reforço de Meryl Streep e Paul Rudd.

“Esta série acena para os tradicionais ‘cozy mysteries’, ao mesmo tempo em que os subvertem ao incorporar tecnologia, linguagem moderna e enredo mais provocativo”, diz Tara sobre a produção que já ganhou três Emmys.

TV

Era de se esperar que no audiovisual o “cozy mystery” fosse um sucesso, já que, na literatura, ele também movimenta milhões. Apesar das ideias originais da TV e do cinema, muito se aposta também na adaptação de sucessos de livros. O próximo tiro é o “O clube do crime das quintas-feiras” (Intrínseca), série sobre detetives amadores idosos que já vendeu 85 mil exemplares no Brasil. Ela já está sendo roteirizada pela produtora de Steven Spielberg, e as gravações começam ainda neste ano, segundo o autor, Richard Osman. Outro exemplo é “Enola Holmes”, franquia da Netflix em que Millie Bobby Brown vive a caçula de Sherlock, saída das páginas de Nancy Springer.

Para a especialista Tara, o sucesso desse tipo de narrativa, nos livros ou nas telas, tem a ver com escapismo e senso de comunidade:

“Em sua essência, essas histórias são sobre relacionamentos. Não apenas a relação entre a vítima e o assassino, mas o detetive e a comunidade em geral.”

Autora desse tipo de história e fã do gênero na TV, Tara chega a compará-las com “Ted Lasso”, série com um técnico de futebol bonachão famosa pelo bom humor e positividade. A diferença, claro, são as mortes.

“Mistérios aconchegantes acontecem em lugares onde as pessoas gostariam de morar”, diz Tara. “São lugares onde todo mundo é legal. Exceto o assassino, claro.”

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

5G puro: saiba como acessar a nova rede de alta velocidade no seu celular
Inteligência artificial: sistema inovador transforma pensamentos em texto
https://www.osul.com.br/sucessos-na-literatura-misterios-aconchegantes-se-consolidam-no-audiovisual-confira-os-maiores-sucessos/ Sucessos na literatura, “mistérios aconchegantes” se consolidam no audiovisual; confira os maiores sucessos 2023-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar