Quarta-feira, 22 de julho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Supremo ratifica juiz de garantias e dá prazo de um ano para implementação

Compartilhe esta notícia:

O juiz de garantias foi instituído pelo pacote anticrime, aprovado pelo Congresso em 2019.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Com a PEC, o Congresso teria a possibilidade de reverter as decisões do STF. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (23) validar a figura do juiz de garantias. O Supremo, ainda, considerou obrigatória a implantação do sistema e fixou um prazo de 12 meses, prorrogáveis por mais 12, para que a medida seja de fato efetivada. O resultado oficial será divulgado no começo da sessão desta quinta-feira (24).

O juiz de garantias foi instituído pelo pacote anticrime, aprovado pelo Congresso em 2019. Um ano depois, a implementação, no entanto, foi suspensa por decisão do ministro Luiz Fux.

Essa figura é representada por um magistrado que acompanha e verifica a legalidade das medidas tomadas pela polícia e o Ministério Público ao longo das investigações.

Os ministros também concluíram que, ao longo das investigações, o magistrado pode solicitar diligências suplementares, se considerar as medidas necessárias para esclarecer pontos relevantes da apuração.

O relator do caso, ministro Luiz Fux salientou que via inicialmente a implantação obrigatória como inconstitucional por ferir as competências dos tribunais para regulamentar o tema. Entretanto, como o plenário superou esse entendimento, acompanhou a proposta do ministro Dias Toffoli de prazo para a implantação do sistema.

Toffoli propôs que a figura do juiz de garantias incida a partir das ações penais abertas após a efetiva implantação do sistema. Ou seja, não haverá mudança na competência do juiz que já analisa casos em andamento.

O tema deve ser discutido nesta quinta, quando será proclamado o resultado do julgamento. No último dia 17 de agosto, o plenário alcançou a maioria de votos pela obrigatoriedade de implantação do sistema. Votaram neste sentido os ministros Dias Toffoli, Cristiano Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e Edson Fachin.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Gilso Machado
24 de agosto de 2023 12:22

O que o STF vai conseguir com esta decisão é, duplicar o tempo para solução das ações judiciais, se é que não tem alguma maracutia por trás desse decisão.

Andre Palo
24 de agosto de 2023 13:16

Colocar dinheiro bom em coisa ruin….
Judiciario brasileiro faliu….
Efeito luladrão ….. devastador para a nossa Nação…

Marco Antonio Cervi
24 de agosto de 2023 14:29

E o esgoto?a educação?as melhorias na saúde?o nosso dinheiro vai nessas mordomias e seus cabides,perguntinha,vai ter aquele acessor pra puxar a cadeirinha pra esse juiz tbm?

Nani Soares
24 de agosto de 2023 18:47

Essa pandemia destruiu as nossas finanças,
e agora tem a inflação. Muitas pessoas
colocam comida na mesa, mas nao conseguem pagar as contas!
Vou deixar o link aqui à baixo
que está me ajudando financeiramente e
Espero que ajude à vcs tbm!

http://mon.net.br/1zecst

INSS realiza mutirão de perícias médicas em 11 estados neste final de semana
Anatel autoriza ativação de rede 5G em mais 100 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina
Pode te interessar
4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x