Terça-feira, 29 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo retoma julgamento de validade da autorização da Agência Nacional de Transporte Terrestres a empresas

Compartilhe esta notícia:

Os processos pretendem garantir um regime de licitação prévia para que as empresas de ônibus possam operar no País.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Os processos pretendem garantir um regime de licitação prévia para que as empresas de ônibus possam operar no País. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (22) o julgamento sobre a validade do regime de autorização da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) para as empresas de transporte interestadual e internacional de passageiros.

Até o momento, o plenário tem quatro votos para validar o regime. A maioria segue o voto do relator, ministro Luiz Fux, para quem a Constituição admite a modalidade atualmente utilizada pela agência reguladora. O ministro Edson Fachin abriu a divergência e entendeu que o transporte de passageiros é um serviço público, cuja exigência da licitação é obrigatória.

Após os votos, a sessão foi suspensa, e o julgamento será retomado nesta quinta-feira (23).

O Supremo julga ações protocoladas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros (Anatrip). Os processos questionam o regime de autorização e pretendem garantir um regime de licitação prévia para que as empresas de ônibus possam operar no País.

Durante o julgamento, ao defender o regime de autorização no Supremo, a Advocacia-Geral da União (AGU) justificou que o modelo permite ampla concorrência e a competição entre as empresas, gerando rotas ampliadas e preços melhores para os passageiros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Associação dos Procuradores critica “revanche” de Lula após afirmar que não seguirá lista tríplice na Procuradoria-Geral da República
Governador gaúcho se reúne em Brasília com o vice-presidente Geraldo Alckmin para tratar de assuntos de interesse do Rio Grande do Sul
Pode te interessar