Terça-feira, 13 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo Tribunal Federal derruba lei que punia firmas que exigem testes de gravidez

Compartilhe esta notícia:

A maioria dos ministros criticou a exigência do teste. (Foto: Reprodução)

O Supremo Tribunal Federal declarou nessa quarta-feira inconstitucional uma lei do Estado de São Paulo que autorizava o governo paulista a adotar punições específicas para empresas que exigirem a realização de teste de gravidez e apresentação de atestado de laqueadura para acesso das mulheres ao trabalho. A lei é de 2001 e autorizava, por exemplo, que o Executivo local pode “cancelar, administrativamente, a inscrição estadual das empresas que exigirem a realização de teste de gravidez e a apresentação de atestado de laqueadura, como condição de acesso de mulheres ao trabalho”.

O governo de São Paulo questionou a lei aprovada pela Assembleia local. Os ministros entenderam que os deputados paulistas invadiram uma competência da União, a quem cabe legislar sobre servidor, e consideraram ainda que existe uma lei que proíbe essa prática. A Lei Federal 9.263/96 estabelece que é “vedada a exigência de atestado de esterilização ou de teste de gravidez para quaisquer fins”.

A maioria dos ministros criticou a exigência. “Temos uma prática absurda, é um absurdo jurídico”, disse Luiz Fux. As duas ministras da corte apresentaram posições divergentes no caso. Rosa Weber votou para invalidar a lei. Cármen Lúcia defendeu a constitucionalidade da medida. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Senado aprova fim da cobrança de roaming em ligações de celular
Na CPI do Futebol, sessão secreta é adiada e senadores pedem prorrogação
https://www.osul.com.br/supremo-tribunal-federal-derruba-lei-que-punia-firmas-que-exigem-testes-de-gravidez/ Supremo Tribunal Federal derruba lei que punia firmas que exigem testes de gravidez 2015-11-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar