Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Talibãs pedem para discursar na Assembleia Geral da ONU em nome do Afeganistão

Compartilhe esta notícia:

Grupo extremista tomou o controle do país em 15 de agosto, pouco antes da saída das tropas americanas após 20 anos de guerra.

Foto: Reprodução
Grupo extremista tomou o controle do país em 15 de agosto, pouco antes da saída das tropas americanas após 20 anos de guerra. (Foto: Reprodução)

Os talibãs pediram para se discursar em nome do Afeganistão na Assembleia Geral da ONU (Nações Unidas), que acontece esta semana em Nova York, informou nesta terça-feira (21) um porta-voz da organização.

O grupo extremista tomou o controle do país em 15 de agosto, pouco antes da saída das tropas americanas após 20 anos de guerra. A participação do grupo precisa ser aprovada por um comitê interno das Nações Unidas, disse o porta-voz da ONU Stéphane Dujarric para uma agência de notícias.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, recebeu uma carta do grupo na qual “solicita participar” no debate de alto nível, disse Dujarric. O documento foi assinado na segunda-feira (20) por Amir Khan Muttaqi, ministro das Relações Exteriores do regime afegão.

Segundo a carta, Ghulam Isaczai, “não representa mais” o Afeganistão nas Nações Unidas. Isaczai era o representante permanente do governo afegão deposto em agosto, coincidindo com a retirada das tropas americanas do país.

A carta diz ainda que os talibãs nomearam seu porta-voz em Doha, Suhail Shaheen, como novo embaixador do Emirado Islâmico do Afeganistão – como eles vêm chamando o país – na ONU.

O novo ministro das Relações Exteriores talibã disse ainda que Ashraf Ghani foi deposto”em 15 de agosto, no dia em que o então presidente abandonou o país.

“Países em todo o mundo já não o reconhecem como presidente”, diz a carta, segundo a ONU.

O porta-voz da ONU também garantiu que o secretário-geral recebeu outra carta de Isaczai, datada de 15 de setembro, com a lista da delegação afegã.

“Após consultas com o gabinete do presidente da Assembleia Geral, a secretaria enviou as duas cartas aos membros do comitê de credenciais da 76ª sessão da Assembleia Geral”, informou.

O comitê é integrado por Rússia, China, Estados Unidos, Suécia, África do Sul, Serra Leoa, Chile, Butão e Bahamas. Não é certo que o comitê vá se reunir antes da próxima segunda-feira (27), quando estava prevista a intervenção do Afeganistão no fórum multilateral.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A história por trás das chocantes imagens de agentes caçando imigrantes nos Estados Unidos
Tribunal europeu condena a Rússia por envenenar ex-espião
https://www.osul.com.br/talibas-pedem-para-discursar-na-assembleia-geral-da-onu-em-nome-do-afeganistao/ Talibãs pedem para discursar na Assembleia Geral da ONU em nome do Afeganistão 2021-09-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar